Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu uma visita ilustre entre os dias 5 e 16 de junho. A Escola Francesa de Ensaios em Voo (EPNER – École du Personnel Navigant d’Essais et de Réception), parte integrante de um acordo bilateral entre Brasil e França, fez uma visita focada ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). A vinda ao Brasil teve como principal intuito realizar um intercâmbio de experiências e atualização de conhecimentos na área de ensaios em voo.
Atividade prática com aeronave Embraer Phenom U-100
O objetivo específico da visita foi a realização do trabalho de conclusão de curso dos alunos da EPNER, que consistia na avaliação de uma aeronave nunca antes voada. A aeronave escolhida para este desafio foi o Embraer Phenom U-100, do próprio IPEV. Durante seis horas de voo, os alunos estrangeiros executaram diversas manobras e avaliações sob a atenta supervisão dos pilotos e engenheiros brasileiros.
O valor do intercâmbio internacional
O intercâmbio entre as escolas de ensaios em voo é de extrema importância para a formação dos alunos, segundo o Tenente-Coronel Aviador Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, Chefe da Escola de Formação de Ensaios em Voo. O fato de serem avaliados por instrutores de outros países agrega valor ao processo educativo e permite uma visão mais ampla sobre a atividade de ensaios em voo.
Avaliações adicionais em outras aeronaves
Além da avaliação principal realizada na aeronave Embraer Phenom U-100, foram conduzidos ensaios secundários em outras aeronaves, como o C-95 Bandeirante do IPEV, bem como nas aeronaves externas C-98 Caravan e IU-50 Legacy. Para esses ensaios, contou-se com o apoio da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395