Estão abertas as inscrições para o 7º Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul e podem ser feitas até 06 de dezembro. O evento, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, é realizado com o propósito de constituir um espaço permanente de diálogo entre Europa e América do Sul, em matéria de Defesa e Segurança, com ênfase em possibilidades e perspectivas de cooperação entre as duas regiões.

Nesta edição, o Simpósio será híbrido, com a possibilidade de participação on-line ou de forma presencial no Auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília. Na ocasião, serão promovidos três painéis com os seguintes temas: “Tratado da Antártica: 60 Anos de sua Entrada em Vigor”, “Operações de Manutenção de Paz da ONU: Possibilidades de Cooperação Europa-América do Sul” e “Atuação das Forças Armadas em Ações Humanitárias”.

Intercâmbio

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Lançado em 2015, o Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul é uma iniciativa do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada do Reino da Bélgica, a Embaixada da República Francesa, a Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e o Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica). Ao longo dos anos, foi transformado em fórum para intercâmbio de conhecimentos e experiências entre atores governamentais e não-governamentais, públicos e privados, bem como especialistas em Segurança e Defesa.

O aprofundamento da interlocução entre Europa e América do Sul não é apenas oportuno como, também, necessário, levando em consideração que as agendas regionais europeia e sul-americana são, pelo menos em parte, convergentes e complementares. O Simpósio figura como relevante oportunidade para, a partir da interlocução com a sociedade, gerar subsídios para as atividades-fim do Ministério da Defesa, em especial, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, contribuindo para a coordenação do esforço integrado de Defesa.

Para se inscrever, clique aqui.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).