blank

Google News

Estão abertas as inscrições para o 7º Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul e podem ser feitas até 06 de dezembro. O evento, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, é realizado com o propósito de constituir um espaço permanente de diálogo entre Europa e América do Sul, em matéria de Defesa e Segurança, com ênfase em possibilidades e perspectivas de cooperação entre as duas regiões.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Nesta edição, o Simpósio será híbrido, com a possibilidade de participação on-line ou de forma presencial no Auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília. Na ocasião, serão promovidos três painéis com os seguintes temas: “Tratado da Antártica: 60 Anos de sua Entrada em Vigor”, “Operações de Manutenção de Paz da ONU: Possibilidades de Cooperação Europa-América do Sul” e “Atuação das Forças Armadas em Ações Humanitárias”.

Intercâmbio

Lançado em 2015, o Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul é uma iniciativa do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada do Reino da Bélgica, a Embaixada da República Francesa, a Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e o Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica). Ao longo dos anos, foi transformado em fórum para intercâmbio de conhecimentos e experiências entre atores governamentais e não-governamentais, públicos e privados, bem como especialistas em Segurança e Defesa.

O aprofundamento da interlocução entre Europa e América do Sul não é apenas oportuno como, também, necessário, levando em consideração que as agendas regionais europeia e sul-americana são, pelo menos em parte, convergentes e complementares. O Simpósio figura como relevante oportunidade para, a partir da interlocução com a sociedade, gerar subsídios para as atividades-fim do Ministério da Defesa, em especial, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, contribuindo para a coordenação do esforço integrado de Defesa.

Para se inscrever, clique aqui.