|

Inovação em Segurança: 1ª Oficina de Cooperação Internacional em Fronteiras

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 12 de julho, a Escola Superior de Defesa (ESD) foi palco de um evento histórico: a 1ª Oficina de Cooperação Internacional em Segurança Integrada de Fronteiras. Este encontro reuniu 30 representantes dos 18 órgãos federais que integram o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A oficina foi um passo significativo para o PPIF, cuja política visa à cooperação internacional com países vizinhos, buscando criar oportunidades de construção coletiva por meio de discussões técnicas e trocas de conhecimento.

Troca de Conhecimentos e Discussões Estratégicas

A oficina foi dividida em duas partes. Inicialmente, profissionais do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Centro de Excelência de Redução de Oferta de Drogas proferiram palestras sobre a segurança em fronteiras.

Em um segundo momento, os participantes foram divididos em grupos para discutir questões estratégicas relativas à faixa de fronteira. O foco dessas discussões foi identificar aspectos importantes, como as cidades-gêmeas, municípios brasileiros que se conectam com localidades de países vizinhos, e as tríplices fronteiras, que representam oportunidades e desafios únicos como polos regionais e internacionais de desenvolvimento e integração.

Encerramento e Resultados da Oficina

O encerramento do evento foi feito pelo Comandante da Escola Superior de Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e pelo Secretário-Executivo do GSI, General de Divisão Ivan de Sousa Correia Filho, ambos acompanhados do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Brigadeiro do Ar Marcos Aurélio Vilela Valença.

A realização desta oficina foi um grande passo para o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, que foi criado com o objetivo de fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão a delitos transfronteiriços. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, através da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, é responsável pela Secretaria-Executiva do Programa.

Um Novo Olhar sobre a Segurança das Fronteiras

A 1ª Oficina de Cooperação Internacional em Segurança Integrada de Fronteiras foi uma iniciativa que ressaltou a importância de trabalhar em conjunto para garantir a segurança nas fronteiras do Brasil. As discussões e trocas de conhecimentos propiciaram novas perspectivas e estratégias, com o objetivo de tornar as nossas fronteiras ainda mais seguras.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas