O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado no coração da Amazônia, inicia uma nova fase de desenvolvimento e sustentabilidade, graças a uma parceria estratégica entre o Exército Brasileiro (EB), o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 11ª Região e as empresas Zeit Engenharia e MJR Drones Loja e Assistência Técnica. A assinatura dos Termos de Doação, que incluem a construção de um banheiro coletivo e o fornecimento de drones e tablets, representa um marco significativo na evolução do Zoológico CIGS, visando a excelência no atendimento aos visitantes e aprimoramento no monitoramento e preservação de sua vasta área de instrução.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tecnologia e Conforto para os Visitantes

Snapinsta.app 427855424 1347178515998269 1167301840030911047 n 1080 e1708251800947

A construção de um banheiro coletivo moderno atende a uma demanda antiga dos visitantes do Zoo CIGS, garantindo não apenas conforto mas também acessibilidade e inclusão. Paralelamente, a incorporação de drones e tablets às operações do zoológico moderniza as atividades de monitoramento, possibilitando uma gestão mais eficaz da biodiversidade e do bem-estar animal. Este avanço tecnológico reflete o compromisso do Zoo CIGS com a inovação e a sustentabilidade, elementos chave para a conservação ambiental na região amazônica.

Compromisso com a Educação e a Cultura Ambiental

Além de ser uma importante atração turística, o Zoológico CIGS desempenha um papel crucial na difusão da educação e da cultura ambiental entre a população da Amazônia. Através da observação direta da fauna local, visitantes de todas as idades têm a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e o respeito à biodiversidade. Esta nova fase de desenvolvimento do zoológico, potencializada pelas parcerias recentes, reforça seu papel como vetor de conscientização e engajamento comunitário em questões ambientais.

Uma Colaboração Multissetorial para o Futuro

O ato de assinatura dos Termos de Doação contou com a presença de figuras importantes, como o Desembargador do Trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva, representantes do MPT, o Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, e representantes das empresas parceiras. Esse encontro de lideranças destaca a natureza colaborativa do projeto, que une órgãos governamentais, o setor privado e o Exército Brasileiro em prol de um objetivo comum: aprimorar o acolhimento e a preservação ambiental no Zoológico CIGS.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).