blank

Google News

É com imenso prazer que trazemos ao público nossa décima edição do Informativo RADAR de Impactos Futuros sobre Segurança Internacional e Defesa.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Nesta publicação, apresentamos como destaque a aprovação da Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (ENSIC) pelo Governo Federal do Brasil, com o objetivo de obter maior resiliência das infraestruturas críticas nacionais. Na esfera nuclear, uma instigante pesquisa sobre o tratamento de rejeitos radioativos líquidos orgânicos é apresentada, assim como a importância da energia nuclear para a sustentabilidade na produção energética.

No que tange aos avanços científico-tecnológicos na área de segurança e defesa, o anúncio de que os Estados Unidos estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de caças com maior presença de Inteligência Artificial (IA) e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) é altamente relevante, assim como o lançamento da primeira rede 5G aberta totalmente virtualizada por uma empresa japonesa, o desenvolvimento de veículos caça-minas (minehunter) não-tripulados por uma empresa sueca, e a evolução de equipamentos de combate a partir da Internet das Coisas Militares (IoBT/IoMT).

Para finalizar, são exibidas matérias que expõem a normalização das relações entre Marrocos e Israel devido aos acordos mediados pelos estadunidenses, a apresentação de um relatório que demonstrou os possíveis impactos para a economia mundial oriundos da deterioração ambiental, e uma proposição de que o novo coronavírus produziu não uma crise temporária, mas uma disrupção permanente com megatendências globais.
Boa leitura!

Prof. Dr. Thauan Santos
Coordenador

Você verá nessa edição:

  • Governo Federal aprova Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas
  • Relatório alerta para impactos da degradação ambiental na economia global
  • Marrocos normaliza relações com Israel
  • Internet das Coisas auxilia militares no campo de batalha
  • Saab desenvolve sistemas de embarcações caça-minas não tripulados
  • Novo coronavírus produz disrupção permanente em megatendências globais
  • Energia nuclear é o possível futuro da energia sustentável
  • Primeira rede 5G virtualizada é lançada no Japão
  • Pesquisa revoluciona o armazenamento de resíduos nucleares
  • Estados Unidos trabalham no desenvolvimento de caças de sexta geração

[Clique aqui para ler no site]

Disponível em português, inglês e espanhol