É com imenso prazer que trazemos ao público nossa décima edição do Informativo RADAR de Impactos Futuros sobre Segurança Internacional e Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesta publicação, apresentamos como destaque a aprovação da Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (ENSIC) pelo Governo Federal do Brasil, com o objetivo de obter maior resiliência das infraestruturas críticas nacionais. Na esfera nuclear, uma instigante pesquisa sobre o tratamento de rejeitos radioativos líquidos orgânicos é apresentada, assim como a importância da energia nuclear para a sustentabilidade na produção energética.

No que tange aos avanços científico-tecnológicos na área de segurança e defesa, o anúncio de que os Estados Unidos estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de caças com maior presença de Inteligência Artificial (IA) e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) é altamente relevante, assim como o lançamento da primeira rede 5G aberta totalmente virtualizada por uma empresa japonesa, o desenvolvimento de veículos caça-minas (minehunter) não-tripulados por uma empresa sueca, e a evolução de equipamentos de combate a partir da Internet das Coisas Militares (IoBT/IoMT).

Para finalizar, são exibidas matérias que expõem a normalização das relações entre Marrocos e Israel devido aos acordos mediados pelos estadunidenses, a apresentação de um relatório que demonstrou os possíveis impactos para a economia mundial oriundos da deterioração ambiental, e uma proposição de que o novo coronavírus produziu não uma crise temporária, mas uma disrupção permanente com megatendências globais.
Boa leitura!

Prof. Dr. Thauan Santos
Coordenador

Você verá nessa edição:

  • Governo Federal aprova Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas
  • Relatório alerta para impactos da degradação ambiental na economia global
  • Marrocos normaliza relações com Israel
  • Internet das Coisas auxilia militares no campo de batalha
  • Saab desenvolve sistemas de embarcações caça-minas não tripulados
  • Novo coronavírus produz disrupção permanente em megatendências globais
  • Energia nuclear é o possível futuro da energia sustentável
  • Primeira rede 5G virtualizada é lançada no Japão
  • Pesquisa revoluciona o armazenamento de resíduos nucleares
  • Estados Unidos trabalham no desenvolvimento de caças de sexta geração

[Clique aqui para ler no site]

Disponível em português, inglês e espanhol

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).