A Universidade da Força Aérea (Unifa) fará realizar o II Seminário de Segurança e Defesa Cibernética, à luz do seguinte tema: “Desafios da Defesa Cibernética na Projeção Espacial Brasileira”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conduzido on-line por meio de Webinar, nos dias 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro de 2020, das 10 às 12h, esse evento será complementado por seminários previstos para os dias 11 e 12 de novembro de 2020, de 09 às 12h.

Nele, será ressaltada a aplicação da Defesa Cibernética como ferramenta de gestão dos sistemas militar, industrial e tecnológico nacionais para a Projeção Espacial Brasileira, elevando-se o grau de capacitação e apresentando-se temas que agreguem argumentos técnicos como alicerces do desenvolvimento das ações das respectivas atividades na Força Aérea Brasileira, em complementação ao currículo acadêmico dos oficiais-alunos das Escolas do campus da Unifa e em contribuição ao intercâmbio de conhecimentos entre instituições acadêmicas civis e militares.

Com esse evento, objetiva-se ampliar o conhecimento técnico nas Forças Armadas e em áreas de interesse da base industrial de defesa brasileira, elencados os seguintes temas de interesse:

a) O Setor Aeroespacial Brasileiro;

b) O Novo Direito Internacional face aos Desafios de Segurança Cibernética no Espaço Cósmico;

c) A Recente Legislação Brasileira que Trata de Aspectos Relativos à Segurança Cibernética;

d) OS Desafios de Tecnologia da Informação no Tratamento e Resposta aos Incidentes da Segurança da Informação;

e) Desafios da Defesa Cibernética na Projeção Espacial Brasileira; e f) Perspectivas da FAB para Cibernética no Poder Aeroespacial.

🗓 Seminário online: 11 e 12 nov. 2020
Webinars: 13, 20 e 27/out e 3 nov. 2020

👉🏻 Chamada de Trabalhos: resumos até 05/out/2020

📜 Evento certificado

🗣 Palestrantes🇧🇷🇨🇴🇪🇺: AEB, ComDCiber, EMERJ, EPFAC, ESA, FAB, FGV, GSI e Itamaraty.

UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA (UNIFA)

🔗 https://www2.fab.mil.br/unifa/index.php/seminario

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).