A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa sexta-feira (08/04) a cerimônia militar alusiva à passagem do cargo de Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), do Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães ao Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho. A solenidade ocorreu no pátio da Organização, no bairro de Boa Viagem, Recife (PE), e teve a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu a cerimônia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Major-Brigadeiro Cesar, sua conduta eficiente e destacada liderança propiciaram um ambiente harmonioso para que esta unidade tenha alcançado os objetivos propostos nas diretrizes do Comandante da Aeronáutica e servido de modelo para as demais. Major-Brigadeiro Campos, continue os trabalhos já bem iniciados pelo seu antecessor e consolide as relações institucionais com a comunidade e os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dessa área de atuação. Conte sempre com o COMPREP para melhor desempenhar sua função, pois tenho plena confiança na sua lealdade e competência para cumprir mais esta missão”, discursou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

i224813104801063O Major-Brigadeiro Cesar esteve na Guarnição de Aeronáutica de Recife por três anos, comandou o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e o II COMAR após a reativação. “Buscamos inovar, implantar o conceito de governança, que resume as boas práticas da administração moderna. Aprendemos com Ariano Suassuna: ‘O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso’. Nosso efetivo entendeu perfeitamente que a transformação era necessária e precisávamos, com os pés no chão, fazer um trabalho sólido e perene para a Organização. Ainda mais gratificante foi ver como a liderança e a assessoria são fundamentais na condução dos trabalhos”, disse o Major-Brigadeiro Cesar em seu discurso de despedida. Agora, o Oficial-General ocupa o cargo de Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA).

O Major-Brigadeiro Campos é natural de Fortaleza (CE) e incorporou-se às fileiras da FAB em 1º de março de 1985. Foi declarado aspirante em 09 de dezembro de 1988 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. Possui todos os cursos de carreira e, entre os principais cargos ocupados, estão: Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea; Comandante da Base Aérea de Natal; Adido Aeronáutico em Israel; Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas do COMAE; e Chefe da Terceira Subchefia do EMAER. Ele assume o II COMAR após passar a direção do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa.

i224813093404991O II COMAR foi criado pelo Decreto Lei n.º 3.762, de 25 de outubro de 1941, no mesmo ano de criação do Ministério da Aeronáutica – hoje Comando da Aeronáutica (COMAER) -, quando foram criadas cinco Zonas Aéreas, abrangendo o território nacional e o espaço aéreo correspondente. A 2ª Zona Aérea foi ativada em 8 de dezembro daquele mesmo ano e a sua área de jurisdição abrangia oito estados do Nordeste, do Piauí à Bahia, tendo a sua sede localizada no Recife (PE). O seu primeiro Comandante foi o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Pelo Decreto nº 73.151, de 12 de novembro de 1973, as Zonas Aéreas passaram a denominar-se Comandos Aéreos Regionais. O II COMAR tem como missão “Exercer a referência do Comandante da Aeronáutica em sua área de responsabilidade, bem como supervisionar a atuação das OM subordinadas”.

Outros eventosi224813080709387

Na quinta-feira (07/04), o Major-Brigadeiro Cesar descerrou sua foto na galeria de ex-Comandantes do II COMAR, na presença de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), do efetivo do Comando e familiares. Ainda, foi o primeiro contato do Major-Brigadeiro Campos frente ao seu novo efetivo.

“É uma satisfação chegar ao Recife, ao II COMAR. Já fui da Base Aérea de Fortaleza e da Base Aérea de Natal, faltava chegar a essa cidade. Só tenho a agradecer ao Major-Brigadeiro Cesar pelo que foi feito, tudo o que ele plantou, nós colheremos no futuro próximo. Então, desejo sorte e sucesso em sua nova unidade”, afirmou o Major-Brigadeiro Campos.

i224813075703393Em seguida, foi realizado uma cerimônia inter-religiosa em ação de graças à passagem de cargo. O Tenente-Coronel Capelão Joselito Freire falou sobre o período do Major-Brigadeiro Cesar à frente da GUARNAE-RF. “Durante esses três anos, o senhor seguiu nessa caminhada da paciência. Sempre digo que, ao cruzarmos uns com os outros em nossa caminhada, que o importante é deixarmos nosso perfume, nossa essência. O senhor deixou essa paciência em nós. Que São Paulo seja um local de encontros e reencontros, mas também de encontros com Deus”, concluiu.

Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR, Soldado Gullity/GSD-RF Soldado Marques/BARF

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).