Em um evento significativo no setor aeroespacial brasileiro, a IACIT teve o privilégio de receber, no dia 17, uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A delegação foi liderada pelo Major Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti, acompanhado pelo Coronel Manuel Antonio De La Sagra Fagundes Pérez e pelo Coronel José Antônio Botture Júnior.

Recepção e Apresentação de Tecnologias

Os visitantes foram calorosamente recebidos pela Diretora de Tecnologia da IACIT, Fernanda Menezes, e pelos Executivos Comerciais Jonas Xavier, Bruno Vicente e José Novaes. Durante a visita, a equipe da IACIT apresentou uma série de soluções inovadoras com grande potencial de aplicação no contexto espacial. Estas soluções são particularmente relevantes para apoiar missões que incluem o lançamento de foguetes a partir do Centro de Lançamentos de Alcântara, um dos principais polos de atividades espaciais do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Importância do Encontro para o Setor Aeroespacial

A visita da comitiva do DCTA à IACIT destaca a colaboração crescente entre as entidades governamentais e as empresas privadas no avanço da ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. A troca de informações e a discussão de tecnologias inovadoras são fundamentais para o desenvolvimento contínuo e o sucesso das missões espaciais brasileiras.

Enfoque nas Missões de Lançamento de Foguetes

O encontro enfatizou o papel crucial da IACIT no fornecimento de tecnologias que podem contribuir para as operações de lançamento de foguetes em Alcântara. Este centro de lançamento é estratégico para o Brasil, não apenas para missões nacionais, mas também como um ponto de lançamento potencial para parcerias internacionais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).