Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante (EN) Siciliano acompanhado do Deputado Federal, Dr. Flávio Ferreira e Diretores e representante das ICT subordinadas

O Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) foi palco de uma visita ilustre na última segunda-feira. O Deputado Federal Dr. Flávio Campos Ferreira, acompanhado de sua comitiva, foi recebido pelo Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano para conhecer os projetos científicos desenvolvidos pela Marinha. Também acompanhou a visita os diretores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) subordinadas, Capitão de Mar e Guerra Carlos Uendel de Souza Vituriano, Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), do Capitão de Mar e Guerra Fabio Kenji Arakaki, Diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e do Capitão de Mar e Guerra Ali Kamel Issmael Júnior, representando o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). A visita incluiu palestras institucionais e uma imersão nos laboratórios e simuladores do CTMRJ, destacando a importância da pesquisa tecnológica para a segurança nacional e a inovação industrial.

Projetos Científicos e Inovações Apresentados

A visita começou com uma palestra institucional onde foram apresentados diversos projetos de pesquisa em andamento no CTMRJ. O Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano destacou os pilares que sustentam o centro: gestão de projetos, gestão de conhecimento e gestão de inovação. Ele explicou como essas áreas se interligam para transformar pesquisa em produtos e soluções práticas que podem ser transferidos para a indústria, reforçando a missão do CTMRJ de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

blank
Visita realizada nas instalações do IPqM

Em seguida, o Deputado Dr. Flávio Ferreira teve a oportunidade de conhecer os laboratórios do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). Um dos destaques foi o Laboratório de Tecnologias em Energias Sustentáveis, onde são conduzidos projetos de dessalinização de água. O deputado também visitou o Laboratório de Sistemas de Remoção de Contaminantes e a Câmara Anecoica do Grupo de Guerra Eletrônica, que demonstraram a amplitude e a complexidade das pesquisas realizadas pelo IPqM.

Outro ponto alto da visita foi a demonstração dos simuladores desenvolvidos pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). Esses simuladores são essenciais para o treinamento e a preparação dos oficiais da Marinha, permitindo que eles se familiarizem com diferentes cenários operacionais e tomem decisões estratégicas em um ambiente controlado. O deputado ficou impressionado com o nível de sofisticação dessas ferramentas e com a dedicação dos profissionais envolvidos.

Ao final da visita, o Deputado Dr. Flávio Campos Ferreira expressou sua admiração pelo trabalho desenvolvido no CTMRJ. Ele destacou a importância de iniciativas como essas para a defesa e o progresso do Brasil, afirmando que a integração entre pesquisa e indústria é fundamental para o futuro do país. “Quem está de fora não faz ideia de como funciona tudo isso aqui. A gente sabe que tem um efetivo, mas não sabemos o tamanho da responsabilidade da pesquisa para a sociedade e para a defesa do país. Hoje eu pude entender um pouco mais como funciona e ter uma noção do que a Marinha faz e pode fazer ainda mais através da Ciência e Tecnologia. Vamos levar o conhecimento de tudo que foi absorvido aqui para frente”, concluiu o deputado.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui