Em uma iniciativa que demonstra o compromisso e a dedicação com a comunidade, o Hospital Naval de Belém (HNBe) realizou a primeira edição do “Happy Camping”. O evento, que aconteceu no dia 16 de setembro, em Belém (PA), foi especialmente pensado para os jovens cadastrados no Programa de Atendimento Especial (PAE). Ao todo, 50 crianças e adolescentes com necessidades especiais puderam desfrutar de uma manhã repleta de atividades lúdicas e educativas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades Adaptadas e Momentos de Alegria

Com o apoio valioso da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), o HNBe preparou uma série de atividades adaptadas para os participantes. Desde gincanas até oficinas de desenho e massinha de modelar, passando por sessões de musicoterapia e até mesmo momentos de ciências. Além disso, lanches e brindes foram distribuídos, garantindo que todos tivessem momentos de diversão e aprendizado. A ideia central era proporcionar aos jovens a oportunidade de explorar suas habilidades, reconhecer seus limites e, acima de tudo, se divertir.

Desenvolvendo Habilidades e Fortalecendo Laços

Mais do que apenas um dia de diversão, o “Happy Camping” teve como objetivo trabalhar aspectos fundamentais no desenvolvimento desses jovens. Estimular a aprendizagem, reconhecer possibilidades e limites, exercitar a autonomia e lidar com riscos foram alguns dos pontos abordados. Além disso, atividades em grupo buscaram desenvolver o espírito de cooperação, empatia e liderança entre os participantes.

A Gratidão dos Pais e Responsáveis

O sucesso do evento pode ser medido não apenas pelo sorriso no rosto das crianças e adolescentes, mas também pela gratidão expressa pelos pais e responsáveis. Como destacou a mãe de um dos integrantes do programa: “Gratidão por vocês se doarem tão intensamente aos nossos filhos com necessidades especiais. Foi um dia bem divertido e intenso. Ver nossos filhos felizes enche nosso coração de alegria”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).