No dia 12 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará prestou uma homenagem especial ao Dia do Marinheiro, em uma sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. Proposta pelo Deputado Estadual Manoel Duca, a sessão destacou o legado e as contribuições históricas do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, e reconheceu o importante trabalho desenvolvido pela Marinha.

Presenças Ilustres na Cerimônia

Foto 1 15

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diversas autoridades e personalidades marcaram presença na cerimônia, destacando-se a presença do Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg; o Capitão de Fragata Daniel Rocha, Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE); e o Capitão de Fragata Fernando de Azevedo Oliveira, representando o Capitão dos Portos do Ceará. Além deles, o Tenente-Coronel Alan Cesar Bezerra de Menezes representou o Governador do Estado do Ceará, e a Primeiro-Tenente Ingrid Samantha Tavares Figueiredo Braz representou o Comandante da Base Aérea de Fortaleza.

Participação de Membros da Família Naval e Sociedade

A sessão contou também com a presença de integrantes da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, militares da CPCE e EAMCE, membros da Sociedade Amigos da Marinha no Ceará e da Família Naval. A presença de tantas autoridades e membros significativos da comunidade naval reforça a importância da Marinha do Brasil e de suas tradições.

Significado do Evento

Esta homenagem ao Dia do Marinheiro na Assembleia Legislativa do Ceará ressalta a importância do Marquês de Tamandaré e da Marinha do Brasil na história e na segurança nacional. A celebração deste dia simboliza o respeito e a gratidão àqueles que dedicam suas vidas à defesa do país e ao serviço marítimo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).