Neste sábado, 05/08, uma figura emblemática e inspiradora celebra seus 99 anos: o Cap Severino Gomes de Souza. Mais do que uma simples celebração de aniversário, este é o momento de relembrar e homenagear a trajetória de um verdadeiro herói nacional, veterano da Segunda Guerra Mundial e membro destacado da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Servindo à Pátria: O Legado do Regimento Sampaio

O Cap Severino não foi apenas um soldado, mas um 3º Sargento de Infantaria do prestigiado 1° Regimento de Infantaria – Regimento Sampaio. Embarcando em 22/09/44 e retornando em 22/08/45, ele dedicou-se com bravura e honra às missões que lhe foram confiadas, enfrentando os desafios da guerra e representando o Brasil em terras estrangeiras. O Regimento Sampaio, com sua rica história, teve em Severino um de seus mais ilustres membros, alguém que viveu os ideais do regimento e os levou consigo por toda a vida.

Herói da FEB: Uma Jornada de Coragem

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) teve um papel crucial durante a Segunda Guerra, e o Cap Severino foi uma das peças fundamentais nesse quebra-cabeça. Sua atuação, juntamente com seus companheiros de armas, garantiu que o nome do Brasil fosse lembrado com respeito e admiração pelos aliados. A coragem, determinação e comprometimento de Severino são um testemunho do espírito brasileiro de luta e perseverança.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).