Rio de Janeiro (RJ) – No dia 8 de dezembro, foi comemorado o 79º aniversário do 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11° GAC) – Grupo Montese. O Grupo Montese foi criado em 6 de dezembro 1943, para integrar a Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Solenidade contou com a presença do Comandante da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e ex-Comandante do 11° GAC, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), General de Brigada Emerson Alexandre Januário, Presidente da FUNCEB e ex-integrante do Grupo Montese, General de Brigada R/1 Walter Nilton Pina Stoffel, ex-Comandante do 11° GAC, Coronel R/1 Haroldo da Costa Guimarães, Comandantes de organizações militares amigas do Grupo Montese, além de diversos autoridades civis, militares e veteranos desta honrada Unidade.

Na ocasião, o Comandante do 11° GAC, Coronel João Felippe Alves Ribeiro Galvão, convidou as autoridades em destaque no palanque a realizarem uma homenagem aos primeiros integrantes do Grupo que pertenceram à Força Expedicionária Brasileira, particular ao então Tenente-Coronel Panasco Alvim (1º e eterno Comandante do Grupo Montese) e aos 4 militares que perderam suas vidas na II Guerra Mundial: Segundo-Sargento Alberto Melo da Costa e Soldados Aristides Gouveia, Abilio José dos Santos e Agostinho da Silva Monteiro e, em seguida, foi entoada por todos os presentes a Canção do Grupo Montese.

Ao decorrer da cerimônia, também foram homenageados os militares selecionados como destaque no âmbito dos soldados do efetivo variável das Subunidades da organização militar no ano de 2022, foram eles: destaque da 1ª Bateria de Obuses, Soldado Kleber Lucas Cordeiro da Silva, destaque da 2ª Bateria de Obuses, Soldado Renan Christóvão Faria e destaque da Bateria de Comando, Soldado Elton Felipe de Souza Silva. Foi entregue também as medalhas e diplomas alusivos aos militares que se destacaram nas provas de: Melhor Atirador Combatente ao Soldado Arthur Mouzinho da Silva, Melhor Apontador Combatente ao Soldado Wilson de Almeida Farias, Melhor Aptidão Física e Praça Mais Distinta ao Soldado Elton Felipe de Souza Silva, bem como a Taça Santa Bárbara ao 1° Grupo de Artilharia Antiaérea, organização militar que se destacou nas provas de Orientação, Tiro Desportivo e Futebol, atividades desportivas que ocorreram durante a Semana Comemorativa ao 79ª Aniversário do 11º Grupo de Artilharia de Campanha.

Logo após, os Amigos do Grupo Montese foram homenageados em local de destaque, pela força e ajuda que cada um tem prestado ao 11° GAC, tradicional Unidade de Artilharia Febiana. Dando prosseguimento a formatura, foi feita a leitura pelo Comandante do 11° GAC, Coronel Ribeiro Galvão, das palavras alusivas ao 79° Aniversário da Unidade, bem como as palavras finais em homenagem ao aniversário do Grupo Montese pelo Comandante da EsAO, General Fabiano.

Na ocasião, o Comandante do 11° GAC, convidou a todos os veteranos e Artilheiros de todos os tempos a realizarem um desfile em homenagem ao 79° aniversário do Grupo, e relembrarem o tempo que serviram com bravura e destemor. Ao término da solenidade, foi realizado um desfile motorizado, a fim de mostrar a evolução histórica das viaturas que conduzem os subsistemas de artilharia, em especial, as peças da linha de fogo. No final das atividades, foi realizado uma confraternização no bosque da 1° Bateria de Obuses, para comemorar o aniversário do 11° Grupo de Artilharia de Campanha.

Fonte: 11º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).