No dia 29 de maio, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, promoveu a inauguração do Simulador de Navegação de Paraquedas Fase de Velame Aberto (SNPVA). O evento ocorreu no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, por meio do descerramento da placa de inauguração, e foi realizado sem aglomerações, devido às medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
O SNPVA é um simulador moderno, que utiliza equipamentos de realidade virtual de última geração e incorpora modelos físicos e matemáticos precisos, além de utilizar tecnologia de ponta em geração de cenários virtuais e modelos tridimensionais.
nomar 29mai casnav inauguracao snpva 02web
O Comandante do Batalhão Tonelero, Capitão de Mar e Guerra (FN) Cappucci, e o Ajudante da Divisão de Modelagem e Simulação do CASNAV, Capitão de Corveta Vieira, durante o descerramento da placa de inauguração
Com a conclusão do desenvolvimento dessa fase do simulador, o CASNAV iniciará, ainda em 2020, a Fase 2 do projeto que busca incorporar novas possibilidades ao SNPVA, permitindo que mais tarefas afetas à atividade de Salto Livre Operativo possam ser treinados, como saltos em grandes altitudes com a visualização dos equipamentos de apoio necessários a essa atividade avançada (GPS e bússola) e a possibilidade de cenários diurnos e noturnos.
A inauguração do Projeto no “Batalhão Tonelero” demonstra a capacidade do CASNAV em apoiar o Setor Operativo no cumprimento de sua missão, reforçando a expertise da ICT em prover soluções criativas nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia, com vistas à otimização de desempenho dos sistemas digitais operativos e administrativos e, no sentido mais amplo, o desenvolvimento científico e tecnológico.
Fonte: Nomar
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).