No período de 22 a 28 de novembro, o 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC) realizou a Operação Fronteira Sul, na região sul do Brasil. Os postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) foram instalados na Estação Ecológica do Taim, município de Santa Vitória do Palmar; e na aduana brasileira, município do Chui (RS), a fim de combater crimes fronteiriços e ambientais ao longo da faixa da fronteira do Brasil com o Uruguai (narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de armas e munições, contrabando e outros crimes relacionados).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação acontece em coordenação com os órgãos de segurança pública e de fiscalização (OSPF), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Receita Federal, Polícia Federal, Força Tática da Polícia Rodoviária Estadual e canil do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Baseada em dados de inteligência e no princípio da oportunidade, a presença ostensiva da tropa do 6º GAC prioriza o fortalecimento da prevenção, fiscalização e repressão, aumentando a presença do estado na região.

Fonte: 6º GAC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).