Por Mariana Alvarenga

O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes apresentou palestra sobre o tema “Governança no Serviço Público e os Reflexos para o Fortalecimento da Integridade”, no auditório do Ministério da Defesa. O evento ocorreu na tarde dessa segunda-feira (18) e contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Na ocasião, o Ministro Augusto Nardes destacou que “uma boa governança é importante para atingirmos o desenvolvimento da Nação”. Ele mencionou, ainda, os mecanismos e as práticas de liderança, estratégia e controle na Governança Organizacional Pública, bem como a importância da governança nas fronteiras para combate ao narcotráfico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A palestra faz parte da Campanha de Integridade do Ministério da Defesa, organizada pela Assessoria Especial de Integridade, que tem como lema “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade”. O próximo evento será o webinar sobre ética, dia 27 de outubro, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Antônio Oliveira-2.jpg

Estiveram presentes, ainda, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Assessor Especial do Ministro da Defesa General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva; entre outras autoridades.

Combate à corrupção

A Assessoria Especial de Integridade foi criada em setembro de 2021. Trata-se de Unidade de Gestão da Integridade do Ministério da Defesa (UGI Defesa) e atua de acordo com a política do Governo Federal de combate à corrupção.

Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).