A Marinha do Brasil (MB) emitiu um alerta nesta segunda-feira, dia 20 de maio, prevendo a chegada de uma frente fria que afetará a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Este fenômeno climático está previsto para gerar ventos de até 85 km/h, com direção sudoeste a sudeste, entre as manhãs dos dias 23 e 25 de maio. As áreas mais impactadas incluem desde Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até Itajaí, em Santa Catarina.

Previsão de Ondas de Até 3,5 Metros

YouTube video

Além dos ventos intensos, a Marinha também alerta para a possibilidade de ondas com alturas que podem chegar a 3,5 metros na faixa litorânea entre Chuí (RS) e Laguna (SC). Este fenômeno deverá ocorrer entre a manhã do dia 24 e a noite do dia 25 de maio. Estas condições adversas são motivo de atenção especial para pescadores, navegadores e toda a comunidade marítima que atua nessas regiões.

Medidas de Precaução para a Navegação

Diante dessas previsões, a Marinha do Brasil recomenda que todos os navegadores e operadores de embarcações verifiquem as condições meteorológicas e os avisos de mau tempo antes de saírem ao mar. Informações atualizadas podem ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Para uma maior conveniência, esses dados também estão disponíveis nos aplicativos para dispositivos móveis “Previsão Ambiental Marinha” e “Boletim ao Mar”.

Monitoramento em Tempo Real e Resgate

A Marinha oferece ainda o aplicativo NAVSEG, que permite aos condutores cadastrarem suas embarcações e trajetos, possibilitando o monitoramento em tempo real pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências. Este serviço é essencial para a segurança da navegação, pois facilita a localização rápida e o envio de resgate em caso de emergência, assegurando maior tranquilidade e segurança para todos que dependem do mar.

Reforço na Segurança Marítima

Este alerta e as ferramentas disponibilizadas pela Marinha do Brasil fazem parte de um esforço contínuo para garantir a segurança marítima e proteger vidas e bens no mar. A conscientização sobre as condições climáticas e o uso adequado dos recursos de monitoramento são fundamentais para prevenir acidentes e responder rapidamente em situações de risco.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).