ALERTA MARÍTIMO: FRENTE FRIA TRAZ VENTOS FORTES E MARINHA INCENTIVA USO DO APP NAVSEG PARA MAIOR SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO

Intensificação dos ventos entre São Paulo e Rio de Janeiro motiva medidas de precaução. Marinha disponibiliza tecnologia de ponta para auxiliar navegantes.

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A passagem de uma frente fria pela costa brasileira está causando um aumento significativo nos ventos entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, afetando diretamente a segurança das atividades marítimas na região. Segundo o alerta emitido pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira (13), espera-se que os ventos atinjam até 60 quilômetros por hora nas próximas 48 horas. Este fenômeno climático, além de intensificar as condições adversas no mar, exige medidas especiais de precaução por parte dos navegantes, que devem se manter constantemente informados e preparados para enfrentar essas condições instáveis.

Impacto nos navegadores e medidas preventivas

A comunidade marítima é diretamente impactada por essas condições climáticas adversas, que podem complicar as operações de navegação e aumentar o risco de acidentes no mar. Para mitigar esses riscos, é essencial que os navegantes consultem regularmente as informações meteorológicas atualizadas, disponíveis no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, além de acessar os aplicativos “Previsão Ambiental Marinha” e “Boletim ao Mar”. Estes recursos fornecem dados cruciais que ajudam na tomada de decisões informadas sobre quando e onde navegar com segurança.

Incentivo ao uso do aplicativo NAVSEG

Em resposta aos desafios impostos por condições climáticas extremas, a Marinha do Brasil inovou ao lançar o aplicativo NAVSEG. Esta ferramenta avançada permite que os condutores registrem suas embarcações e trajetos, que serão monitorados em tempo real pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências. O NAVSEG não apenas facilita a navegação segura através do monitoramento contínuo, mas também agiliza a localização e o envio de resgate em casos de emergência. Este tipo de tecnologia representa um avanço significativo na gestão da segurança marítima, proporcionando aos navegantes uma camada adicional de segurança.

Significado maior para a segurança marítima

A iniciativa da Marinha do Brasil em lançar o NAVSEG e em manter a comunidade marítima bem informada sobre as condições meteorológicas reflete o compromisso contínuo com a segurança e a eficácia da navegação nas águas brasileiras. A frente fria atual serve como um lembrete da natureza imprevisível do mar e da importância de estar sempre preparado para enfrentar os desafios que ele apresenta.

Esta abordagem proativa na gestão da segurança marítima não só protege as vidas daqueles no mar, mas também assegura a integridade das operações marítimas que são vitais para a economia e o bem-estar das comunidades costeiras. Com recursos como o NAVSEG, a Marinha do Brasil reafirma seu papel essencial na proteção das águas nacionais e na promoção de uma navegação segura e responsável.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).