O Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), localizado na Base Aérea de Natal (BANT), recebeu a Certificação ISO 9001:2015. O reconhecimento ocorreu no dia 12 de dezembro. É a primeira Organização Militar (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB), subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP), a ter esse tipo de certificação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O reconhecimento enaltece a política do efetivo de prestar serviços educacionais de qualidade, cumprindo os requisitos aplicáveis estabelecidos pelos órgãos superiores, pelos clientes e pelo próprio GITE na consecução dos próprios processos, com inovação e melhoria contínua do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com a implementação do sistema, o GITE conseguiu aumentar a satisfação dos alunos e reduziu os custos com desperdícios e retrabalho.

i22122110364901131O processo de certificação começou em 2021, desse modo o efetivo do GITE empenhou-se na missão de implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, o gerenciamento de risco, atualizar as legislações e normas internas, e mapear os processos das atividades realizadas pelo GITE; para que conseguissem receber tal certificação, que segundo a norma NBR ISO 9001:2015 tem reconhecimento internacional.

De acordo com o Comandante do GITE, Tenente-Coronel Aviador, Yure Fernandes Rodrigues Cardote, a certificação recebida traz diversos benefícios, dentre eles, enfatiza-se a melhoria de processos, o controle eficaz, a gestão de riscos, a prevenção de falhas e a satisfação dos clientes, que neste caso, são todos os alunos; cumprindo assim, todos os requisitos estabelecidos pelo COMPREP.

i22122110370505284“Ao se ter um sistema de gestão da qualidade eficaz, consegue-se ter todos esses benefícios. Assim, agora, com essa certificação iremos ter mais eficácia, fazer mais com menos, ter um menor índice de falhas. Em um cenário de contingências e limitações, isso é fundamental”, explica o Comandante do GITE.

É importante ressaltar que a implementação do sistema de qualidade no GITE foi efetivada especificamente nos processos de ensino que compõe a missão da instituição. Desse modo, o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes destacou o trabalho desenvolvido por todo o efetivo, não apenas o atual, mas o que os antecederam, uma vez que essa certificação representa os esforços empenhados durante todos os anos de criação da OM. “Estamos muito satisfeitos! A certificação foi auferida esse mês, sendo fruto de um trabalho dos últimos dois anos, que fez com que atingíssemos esse marco histórico. Agora, teremos ainda mais compromisso com o trabalho realizado pelo GITE, uma vez que estaremos sempre avaliando nossos processos, buscando a melhoria contínua”, ressaltou.

i22122110365707087ISO 9001

O GITE foi auditado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) para homologação da Certificação ISO 9001:2015. O IFI é um órgão acreditado como Organismo de Certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O Comandante do GITE, Tenente-Coronel Cardote, em reunião com efetivo, agradeceu a todos por terem conseguido implementar o SGQ, destacando o mérito coletivo da conquista. “É notório o quanto o GITE cresceu e evoluiu em seus processos, idealizando o crescimento pessoal, profissional e institucional”, comentou.

i22122110361808884GITE

Fundado em 14 de novembro de 1983, o Grupo de Instrução Tática Especializada é a Escola Operacional da FAB. Dessa forma, no âmbito do Comando de Preparo, que tem como atividade-fim o preparo da Força, o GITE torna-se a Escola desse Grande Comando, assim, todos os cursos que irão contribuir para o preparo finalístico de emprego do poder aeroespacial serão sediados pelo GITE, na coordenação ou na supervisão, garantindo formação tática com elevado padrão de qualidade. Só em 2021, foram 2.200 formandos com mais de 10 cursos presenciais e 32 edições à distância, sendo todos eles voltados para a área finalística, tais como planejamento e emprego de armamento aéreo; seleção de alvos; planejamento de missões aéreas compostas; tráfego aéreo internacional; dentre outras. Além disso, o GITE passou a ministrar cursos de infantaria que envolvem o treinamento de busca e salvamento.

Fotos: Suboficial Nery/ Cecomsaer

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).