No período de 19 a 29 de novembro, os 76 estagiários do Programa de Especialização Operacional 2021 (PESOP) participaram do Exercício Técnico Especializex na Ala 10, em Parnamirim (RN). A atividade é a última etapa do currículo dos pilotos de combate que estão em formação no PESOP e envolveu diversas Unidades da FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício visa promover o primeiro contato dos militares com o planejamento de missões compostas no cenário de combate, além da simulação de situações em que os pilotos venham a ser abatidos em voo, em território inimigo, e tenham que realizar ações de sobrevivência até serem resgatados por força-tarefa amiga.

i2112114483306810Os militares receberam instruções teóricas de planejamento de missões, patrulha, táticas de defesa antiaérea, técnicas de evasão e navegação terrestre e realizaram o Módulo de Evasão e Resgate em Combate (MERC) no estande de tiro aéreo, localizado em Maxaranguape (RN). Nessa atividade, os militares são infiltrados no terreno e colocam em prática o conhecimento adquirido para que possam ser resgatados pelo CSAR Team (Combat Search and Rescue Team – Equipe de Resgate em Combate) no ponto previamente estabelecido.

i2112114482907980Segundo o Chefe da Célula de Doutrina da Ala 10, Major Aviador Átila Miranda Alves de Campos, após a realização da Especializex, os pilotos estão aptos para participar dos diversos exercícios operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) e já obtêm o conhecimento necessário para iniciarem a progressão operacional nos Esquadrões Aéreos aos quais serão designados”, disse o Oficial.

Durante a operação, foram empregadas as aeronaves H-50 Esquilo, do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV); o A-29 Super Tucano, do Esquadrão Joker (2º/5º GAV); o H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV); e o C-95 Bandeirante, do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV). Além do apoio de militares da Ala 10, também colaboraram a Base Aérea de Natal (BANT), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT), Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC), Ala 11, Ala 12, Academia da Força Aérea (AFA) e a Base Aérea de Campo Grande (BACG).

Fotos: Soldado J. Martins / BANT

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).