Marinha realiza palestras e inspira jovens em Santos

Grupo de pessoas uniformizadas em auditório.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um gesto de aproximação com a juventude e fortalecimento da mentalidade marítima, a Marinha do Brasil promoveu, em Santos (SP), duas palestras que reuniram mais de uma centena de jovens em situação de vulnerabilidade social. Conduzidas pelo Contra-Almirante Alexandre Pavoni, as atividades despertaram o interesse dos participantes pelas múltiplas oportunidades de ingresso na Força e reforçaram o papel estratégico da Marinha na vida nacional.

Caminhos para o futuro: as portas abertas pela Marinha

Durante os encontros realizados no CAMPS e no Instituto Projeto Neymar Jr., o Contra-Almirante Pavoni apresentou as 20 formas de ingresso na Marinha do Brasil, abrangendo programas como a Escola Naval, o Colégio Naval, o Corpo de Engenheiros, a Escola de Aprendizes-Marinheiros, concursos para oficiais temporários e estágios de nível técnico e superior.

A variedade de opções mostra que há caminhos acessíveis para diferentes perfis e níveis educacionais, o que torna a carreira naval uma alternativa concreta e inclusiva de desenvolvimento pessoal e profissional. O foco da Marinha é atrair jovens comprometidos com valores como disciplina, liderança e espírito público, preparando-os para servir ao Brasil em diversas áreas de atuação.

O mar como horizonte de esperança

O impacto das palestras foi visível. Para muitos dos 120 jovens que participaram do encontro no CAMPS, por exemplo, foi a primeira vez que ouviram diretamente de um oficial-general sobre as oportunidades dentro das Forças Armadas. As palavras do Almirante Pavoni sobre carreira, superação e missão nacional tocaram histórias de vida marcadas por desafios.

Palestrante falando para estudantes em auditório.
Imagem: 2SG-BA Múcio/ Marinha do Brasil

No Instituto Projeto Neymar Jr., a recepção calorosa e o interesse dos jovens demonstraram o valor de iniciativas que levam informação, exemplo e motivação a quem mais precisa. Ao mostrar que a Marinha é uma instituição que acolhe e forma, a ação ampliou o senso de pertencimento dos participantes e inspirou novas perspectivas de futuro.

Mentalidade marítima: um valor estratégico

Mais do que divulgar editais, as palestras buscaram reforçar a mentalidade marítima no Brasil — um conceito que envolve consciência da importância geoestratégica, econômica e cultural do mar para o desenvolvimento nacional. Para um país com mais de 7 mil quilômetros de costa, 95% do comércio exterior por via marítima e uma imensa Amazônia Azul, fomentar essa mentalidade é estratégico para a soberania e o progresso.

A presença da Marinha em escolas e instituições sociais mostra que a Força não atua apenas no mar: ela educa, motiva e transforma, levando o Brasil consigo em cada gesto. A juventude santista que ouviu o Almirante Pavoni certamente saiu com uma nova visão — sobre o mar, sobre a Marinha e, principalmente, sobre o seu próprio potencial.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui