Na semana de 21 a 25 de março, o Exército Brasileiro participa de reunião da Cúpula das Forças Terrestres Africanas  (African Land Force Summit 2022), conferência que reúne comandantes militares da África, visando inspirar novas gerações e estabelecer melhores condições para o futuro do continente africano. O Exército Brasileiro está representado pelo Force Commander da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), General-de-Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, e pelo 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General-de-Divisão Carlos André Alcântara Leite.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Cúpula das Forças Terrestres Africanas ocorre todos os anos, em diferentes países. Este ano, as discussões, experiências trocadas e demonstrações de campo são relativas ao tema: “Instituições resilientes constroem líderes resilientes”. O evento está sendo presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Americano, General James C. McConville, tendo como anfitrião o Comandante da Força-Tarefa do Sul da Europa/África, Major General do Exército dos Estados Unidos Andrew M. Rohling. Essa força-tarefa apoia os objetivos do Exército dos EUA junto às 53 nações africanas. A conferência conta, ainda, com a participação do Comandante do US Army Maneuver Center of Excellence, Major General Patrick J. Donahoe.

Fonte: ADBRUS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).