Forças militares e paramilitares no Sudão estendem cessar-fogo, mas conflitos continuam

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

As forças militares e paramilitares em confronto no Sudão concordaram em prolongar o período de cessar-fogo, mas os conflitos continuam por todo o país. Na sexta-feira (28), o Exército sudanês acusou as Forças de Apoio Rápido (RSF) de atacarem um avião turco usado para evacuar a região, ferindo um tripulante e danificando o depósito de combustível da aeronave. O grupo paramilitar nega a acusação.

Apesar da extensão do cessar-fogo de 72 horas, confrontos violentos aumentaram na capital Cartum e nos arredores da cidade. Em Omdurman, cidade vizinha de Cartum, os bairros residenciais foram atingidos por vários ataques aéreos.

As Forças Armadas do Sudão afirmam que um avião de transporte tático Hércules C-130 “foi alvo de fogo rebelde” em Wadi Sidna, uma base aérea próxima a Cartum. As RSF, no entanto, negam ter atacado o avião e responsabilizam o Exército.

As Nações Unidas relatam que El Geneina tem sido alvo de confrontos, assaltos e incêndios de casas, com mortes de civis e muitos deslocados devido à violência na região. O coordenador humanitário da ONU no Sudão, Andou Dieng, expressou preocupação com a falta de disponibilidade de alimentos e apelou para a abertura de mais corredores humanitários.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas