No contexto da Operação Covid-19, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o estado do Amapá (AP) nesta segunda-feira (22). O avião cargueiro KC-390 Millennium partiu da Base Aérea de Belém às 03h25, no horário de Brasília, com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que equivale a 19.572 quilos de carga, e pousou, em Macapá (AP), às 04h15.

Nesta terça-feira (23), a FAB transportou mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o estado do Amapá.

Em Porto Alegre (RS), militares do Exército do Comando Militar do Sul auxiliaram a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre na vacinação contra a COVID-19 na capital gaúcha. A ação imunizou idosos com mais de 75 anos no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os militares apoiaram com triagem e orientação aos que chegavam no posto de vacinação no sistema drive-thru.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

9f99e4b3 4cac 4a04 93cf 9fecd8269706

No extremo sul do Brasil, em Uruguaiana (RS) o Exército também apoiou a Secretaria de Saúde Municipal na vacinação de idosos acima de 70 anos e profissionais de saúde contra a COVID-19.

Em Natal (RN), o Hospital Giselda Trigueiro, referência no atendimento de doenças infectocontagiosas no estado, recebeu da Marinha três ventiladores de suporte respiratório do tipo Inspire. Os equipamentos são fabricados por meio de parceria do Centro Tecnológico da Marinha e da Universidade de São Paulo (USP). Além do apoio técnico e das montagens dos respiradores, os militares fazem o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos.

Com informações e fotos das Forças Armadas

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).