Neste domingo (26), o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), será palco da Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e do Corpo de Intendentes da Marinha. Com mais de 170 pelotões, o evento celebra a tradição e a camaradagem entre militares e civis, além de arrecadar donativos para as famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento

O evento, que acontece anualmente, se destaca nessa edição pela arrecadação de alimentos, agasalhos, produtos de higiene, produtos de limpeza e calçados para ajudar as famílias gaúchas a se reconstruírem após as enchentes. A expectativa é receber mais de 12 mil pessoas, reunindo militares e civis em um ato de solidariedade e união.

Segundo o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Cláudio Lopes de Araújo Leite, Comandante do CEFAN, “a Corrida dos Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha não é apenas um evento esportivo, mas uma celebração de valores como a disciplina, a solidariedade e a inclusão.”

Impacto na Segurança Pública

A corrida também reforça o compromisso da Marinha com a inclusão social através do esporte. Atletas do Projeto Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM) serão os primeiros a cruzar a linha de largada, destacando o valor da inclusão e da igualdade.

Colaboração entre Forças Armadas, Indústria e Academia

O evento demonstra a colaboração entre as Forças Armadas e a sociedade civil, promovendo a união e a solidariedade. Além disso, será possível visitar um mostruário do Corpo de Fuzileiros Navais, com equipamentos como a Viatura Blindada Sobre Rodas 4×4 JLTV e o Obuseiro 105mm Light Gun L118, mostrando a tecnologia e a capacidade da Marinha.

Fortalecimento da Base Industrial de Defesa

A exposição dos equipamentos militares no evento ressalta a importância da Base Industrial de Defesa do Brasil, demonstrando o avanço tecnológico e a capacidade de resposta das Forças Armadas em situações de emergência.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).