Entre os dias 8 e 10 de maio, em Brasília (DF), o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) acolheu uma comitiva colombiana para a II Reunião de Conversações entre os Estados-Maiores das Forças Aéreas Brasileira e Colombiana (II REMFA Brasil-Colômbia). A delegação estrangeira foi recepcionada pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e pelo Chefe da 2ª Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, marcando o início de discussões fundamentais para o futuro das relações militares entre as duas nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fortalecimento de Laços e Cooperação Bilateral

A II REMFA é um momento crucial para aprimorar a colaboração mútua entre os países vizinhos e fortalecer os laços entre as respectivas Forças Aéreas, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a defesa das nações envolvidas. Diversos assuntos de interesse mútuo foram abordados, entre eles, cooperação bilateral em treinamentos, compartilhamento de informações estratégicas e operacionais, além de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia aeronáutica.

Assinatura do Termo de Compromisso

O evento foi finalizado no dia 10 de maio com a assinatura de um termo de compromisso entre representantes das instituições. Este acordo visa a realização de uma série de atividades em 2024 e 2025, tais como interações dos Estados-Maiores focadas na vigilância e presença das Forças Aéreas nas zonas fronteiriças da Região Amazônica, com o propósito de combater ilícitos transfronteiriços. Ações futuras também incluem visitas técnicas, cursos, seminários, intercâmbios e exercícios com diversas Organizações Militares dos dois países.

Visitas ao COMAE e CINDACTA I

comae

A comitiva colombiana ainda fez uma visita ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Essas visitas reforçaram o objetivo de fortalecer os laços e promover a cooperação bilateral entre as Forças Aéreas dos dois países, especialmente no campo da defesa aeroespacial.

FAB FAC EMAER 4 scaled

Em suma, a II REMFA Brasil-Colômbia reafirmou a importância da cooperação militar bilateral, com foco na segurança, defesa das nações e combate a ilícitos transfronteiriços. A reunião trouxe à tona discussões fundamentais e deu passos importantes para um futuro de colaboração efetiva entre Brasil e Colômbia.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).