No dia 11 de novembro,  com emprego da Aviação do Exército, a Força-Tarefa (FT) Ipiranga, tropa da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, realizou um assalto aeromovel na região de São Gabriel (RS), durante a Operação Conjunta Meridiano Ibagé.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão da FT Ipiranga, que tem como unidade base o 6º Batalhão de Infantaria Leve, foi conquistar, atrás das linhas inimigas, um entroncamento rodoviário de vital importância para a manobra da 3° Divisão de Exército. A FT Ipiranga estabeleceu a denominada cabeça de ponte aeromóvel, fase na  qual são planejadas e executadas medidas defensivas para que o inimigo não retome a região conquistada.

A atividade permitiu aos militares envolvidos o emprego de técnicas de operações aeromóveis, infiltração noturna, progressão no terreno e possibilitou o aprimoramento das capacidades de comando e controle.

O adestramento é mais uma oportunidade para que o 6° BIL mantenha seu preparo para o combate, uma vez que o batalhão faz parte da Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, podendo ser acionado em qualquer parte do território nacional, no caso de Defesa Externa.

Fonte: 6ºBIL

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).