Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No período de 10 a 14 de julho, o Exército Brasileiro, por meio do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Comando Militar do Leste (CML), conduziu o “Subject Matter Experts Exchange/CBRN – SMEE” (Intercâmbio de Especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – DQBRN). O evento, realizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, contou com a participação da Guarda Nacional de Nova Iorque e do Exército dos Estados Unidos.
O principal objetivo do intercâmbio foi a troca de experiências sobre doutrina, resposta a incidentes DQBRN, apoio à Defesa Civil, apoio de saúde DQBRN, ensino/instrução, equipamentos, técnicas e procedimentos. A iniciativa representa um marco na cooperação internacional para a segurança global, fortalecendo a capacidade de resposta a desastres e aprimorando a gestão de crises.
Troca de Experiências e Capacitação
Durante o evento, foram ministradas palestras por diversas organizações militares que compõem o Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx), bem como por organizações convidadas, como a Força Aérea Brasileira, o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Os militares do Exército dos EUA e da Guarda Nacional de Nova York também compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre as capacidades de resposta, coordenação e enfrentamento a desastres, intencionais ou não, DQBRN.
Exercício de Mesa e Demonstração Prática
Um dos destaques do intercâmbio foi a realização de um exercício de mesa (Table Top Exercise), com cenários de desastres DQBRN. Nesse exercício, os participantes puderam discutir sobre o gerenciamento de crises e a resposta ao enfrentamento a incidentes, proporcionando uma valiosa troca de informações e apresentação de lições aprendidas pelos dois países.
Para encerrar o evento, foi realizada uma demonstração de emprego do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) juntamente com o Bombeiro Militar do RJ. Seguiu-se uma exposição de material de DQBRN, onde os militares da Nação Amiga puderam constatar a excelência da capacidade de DQBRN do Exército Brasileiro na proteção da sociedade brasileira.
Conclusão
O intercâmbio de especialistas em DQBRN representa um passo importante na construção de uma rede global de segurança e resposta a desastres. A troca de experiências e conhecimentos entre o Exército Brasileiro e a Guarda Nacional de Nova Iorque fortalece a capacidade de ambos os países de enfrentar desafios DQBRN, contribuindo para a segurança global e a proteção das sociedades.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395