A segurança nas rodovias federais do estado do Rio de Janeiro ganhará um reforço significativo a partir desta terça-feira (17). Em uma ação conjunta, agentes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se unirão para patrulhar e garantir a tranquilidade nas estradas. Segundo informações do superintendente da PRF no Rio, Vitor Almada da Costa, a operação contará com a participação de 300 agentes, sendo que metade deles já se encontra no estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco Estratégico e Atuação Limitada

Em um encontro com entidades empresariais na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esclareceu que, por enquanto, a Força Nacional não atuará diretamente em comunidades da capital. No entanto, o ministro destacou que o governo está intensificando as ações da Polícia Federal em locais estratégicos, como o porto do Rio e a Baía de Guanabara.

Combate Inteligente ao Crime Organizado

Além do patrulhamento ostensivo, a operação tem como objetivo desarticular e enfraquecer as organizações criminosas que atuam na região. Flávio Dino ressaltou a importância da inteligência e investigação nesse processo. “Estamos reforçando a Polícia Federal com o objetivo de descapitalizar as organizações criminosas e identificar os esquemas de lavagem de dinheiro“, afirmou o ministro. Esse foco estratégico visa atingir o coração financeiro dessas organizações, reduzindo sua capacidade de atuação.

Diálogo com Lideranças Locais

Para alinhar as ações e garantir que a operação seja efetiva, o ministro Flávio Dino tem agendas programadas com lideranças locais. Ainda nesta segunda-feira, ele se reunirá com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o prefeito da capital, Eduardo Paes. Esses encontros são fundamentais para entender as necessidades específicas da região e direcionar os esforços de forma mais assertiva.

Com info da Agencia Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).