Criado em 27 de março de 1942, o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), atualmente denominado Comando Aéreo Sudeste, sediado em São Paulo (SP), teve suas atividades reativadas. A cerimônia militar, realizada nesta sexta-feira (25), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação faz parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER), que tem como objetivo separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul.

i2162517154606867O IV COMAR terá jurisdição e missão de representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. São subordinadas diretamente ao Comando Aéreo Sudeste o Grupamento de Apoio de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga; a Prefeitura de Aeronaútica de Guaratingueta; e a Base Aérea de Santos.

A Unidade está subordinada à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Para o Secretário, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o IV COMAR também tem como missão assegurar a qualidade das atividades administrativas das organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo suporte para o cumprimento da missão da Força Aérea na região. “A reativação do Comando Aéreo Sudeste traz em seu cerne a missão de resgatar consigo a referência e representatividade necessárias da Força Aérea abrangendo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, disse.

i2162517152405503Para o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, as expectativas são grandes com a nova responsabilidade. “Eu assumo este Comando com orgulho e satisfação. É uma responsabilidade muito grande representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, fazer a supervisão e dar apoio administrativo às Unidades destes estados, bem como oferecer o suporte à atividade finalística. É uma unidade com muita tradição e eu espero corresponder à altura”, finaliza.

Aprimoramento da Reestruturação

Com o projeto do Aprimoramento da Reestruturação, a FAB já reativou o Comando Aéreo Leste (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ); o Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), em Recife (PE); o Comando Aéreo Planalto (VI COMAR), em Brasília (DF); o Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), em Manaus (AM), o Comando Aéreo Norte (I COMAR), em Belém (PA); e o Comando Aéreo Sul (V COMAR), em Canoas (RS).

i2162517150607445O IV COMAR nasceu em 27 de março de 1942, como “4ª Zona Aérea”. Instalou-se provisoriamente no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os estados de São Paulo e Mato Grosso. Hoje volta às origens, com a sua sede no mesmo bairro Santana.

Confira aqui o vídeo da reportagem sobre a solenidade.

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Nery/CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).