Google News

Criado em 27 de março de 1942, o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), atualmente denominado Comando Aéreo Sudeste, sediado em São Paulo (SP), teve suas atividades reativadas. A cerimônia militar, realizada nesta sexta-feira (25), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

A ação faz parte da Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER), que tem como objetivo separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade regional da Força Aérea na região Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul.

blankO IV COMAR terá jurisdição e missão de representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. São subordinadas diretamente ao Comando Aéreo Sudeste o Grupamento de Apoio de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo; a Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga; a Prefeitura de Aeronaútica de Guaratingueta; e a Base Aérea de Santos.

A Unidade está subordinada à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Para o Secretário, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o IV COMAR também tem como missão assegurar a qualidade das atividades administrativas das organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo suporte para o cumprimento da missão da Força Aérea na região. “A reativação do Comando Aéreo Sudeste traz em seu cerne a missão de resgatar consigo a referência e representatividade necessárias da Força Aérea abrangendo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, disse.

blankPara o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, as expectativas são grandes com a nova responsabilidade. “Eu assumo este Comando com orgulho e satisfação. É uma responsabilidade muito grande representar o Comando da Aeronáutica nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, fazer a supervisão e dar apoio administrativo às Unidades destes estados, bem como oferecer o suporte à atividade finalística. É uma unidade com muita tradição e eu espero corresponder à altura”, finaliza.

Aprimoramento da Reestruturação

Com o projeto do Aprimoramento da Reestruturação, a FAB já reativou o Comando Aéreo Leste (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ); o Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), em Recife (PE); o Comando Aéreo Planalto (VI COMAR), em Brasília (DF); o Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), em Manaus (AM), o Comando Aéreo Norte (I COMAR), em Belém (PA); e o Comando Aéreo Sul (V COMAR), em Canoas (RS).

blankO IV COMAR nasceu em 27 de março de 1942, como “4ª Zona Aérea”. Instalou-se provisoriamente no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os estados de São Paulo e Mato Grosso. Hoje volta às origens, com a sua sede no mesmo bairro Santana.

Confira aqui o vídeo da reportagem sobre a solenidade.

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Nery/CECOMSAER

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui