Por Laylla Santos

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, nesta sexta-feira (10), a formatura de 170 novos Aspirantes. A cerimônia ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

1639161624030.jpg

Durante a solenidade, foram diplomados 106 Aviadores, 40 Intendentes e 24 Infantes, dos quais 152 homens e 18 mulheres. Desse total, a Turma “Mihos” conta com 03 Aspirantes Aviadores de nações amigas: 02 peruanos e 01 boliviano.

O Ministro da Defesa parabenizou os formandos pela conquista e destacou a importância do papel a ser desempenhado pelos novos Aspirantes: “O País deposita nos militares a confiança em um trabalho profissional e patriótico. Nenhum obstáculo deve desviar o Brasil do rumo do progresso, do fortalecimento da democracia e da liberdade, que externa a vontade do povo, nosso verdadeiro soberano”, afirmou.

1639161624041.jpg

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, destacou a trajetória que levou os alunos a conquistar o símbolo do oficialato: “A formatura do Aspirantado, além de unir gerações, coroa o empenho de bravos homens e mulheres que, ao longo de toda sua formação, superaram obstáculos e venceram desafios”, disse.

A Academia da Força Aérea (AFA) é o maior complexo de ensino da aviação militar do Brasil. O “Ninho das Águias”, como a AFA é conhecida popularmente, forma oficiais de Aviação, de Intendência e de Infantaria. Os Aspirantes Aviadores seguirão para Natal (RN), na ALA 10, onde se especializarão na atividade área, de acordo com a classificação ao final do curso. Os Aspirantes Intendentes realizarão Estágio Prático para Aspirante a Oficial Intendente (EPAINT), no Rio de Janeiro. Já os Infantes serão direcionados para as unidades da Força Aérea por todo o País, mediante, também, classificação na especialidade.

1639161624017.jpg

Estiveram presentes, ainda, o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; o Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sergio José Pereira; oficiais-generais membros do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica; Ministros do Superior Tribunal Militar; oficiais-generais das Forças Armadas; entre outras autoridades e personalidades.

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).