A Força Aérea Brasileira (FAB) sempre se destacou por sua excelência operacional e compromisso com a defesa do país. No entanto, por trás de cada aeronave e missão, há um time de profissionais dedicados que garantem o sucesso de cada operação. Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da FAB promoveu o 5° Encontro de Gestores, reunindo cerca de 120 militares de todo o Brasil no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). O objetivo? Discutir e aprimorar a gestão de pessoal na instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Saúde e Bem-Estar: Prioridades na Agenda

i2392220575002455

A saúde dos militares é uma das maiores preocupações da FAB. Durante o encontro, o papel da Diretoria de Saúde (DIRSA) foi amplamente discutido. Com mais de 92 mil vidas sob sua responsabilidade, o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) busca constantemente inovar e melhorar. O Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, Diretor da DIRSA, destacou a importância do encontro para promover a interação entre os profissionais de saúde e demais áreas, visando a melhoria contínua no SISAU.

Educação e Formação: A Base da Excelência

A formação acadêmica e profissional dos militares da FAB também foi um tema central do encontro. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, ressaltou a importância de revisar as diretrizes de ensino e modernizar as práticas educacionais. Afinal, a formação de qualidade é a base para a excelência operacional da Força Aérea.

Compromisso com a Saúde e o Futuro

i2392221361102143

O encerramento do evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Em sua palestra, ele enfatizou a importância de investir no bem-estar e saúde dos militares, anunciando investimentos em programas de saúde e bem-estar. Além disso, foi assinado o Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão, que visa nortear melhorias contínuas na prestação de serviços de saúde na FAB.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).