Nos dias 10 e 11 de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) deu um verdadeiro espetáculo na 8ª edição do Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações. O evento ocorreu no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, também conhecido como Aeroclube de Bauru, em São Paulo. A FAB destacou-se em diversas atividades, incluindo acrobacias aéreas, aeromodelismo e exposições de aeronaves.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Atração das Exposições e Atividades

cortada 16

Na oportunidade, dentre as exposições, estiveram presentes o grupo de aeronaves anfíbias Petrel, conhecido como Esquadrilha Pato, as históricas aeronaves PT-19 e T-6 Texan, a Esquadrilha Céu e o poderoso caça F-5 Tiger da FAB. O evento contou também com atrações musicais, como a Banda do Exército Brasileiro, e barracas de comidas típicas de festa junina.

Presença do Senador e Astronauta Marcos Pontes

O Senador e Astronauta Marcos Pontes, que chegou ao evento em um T-6 Texan, expressou gratidão à FAB pela sua presença no evento. Segundo ele, a carreira dele começou neste aeroclube, ao ver um avião como o T-6 da Esquadrilha da Fumaça. O evento atraiu famílias inteiras, levando alegria e entusiasmo pela aviação.

Esquadrão Arara e a Esquadrilha da Fumaça

cortada 14

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, baseado na Base Aérea de Manaus (BAMN), chegou ao evento a bordo do C-105 Amazonas, provocando empolgação no público. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foi a atração mais esperada pelos amantes da aviação. Realizou um grande show aéreo, com aproximadamente 50 acrobacias durante 40 minutos, reafirmando a sua longa história de 71 anos de existência e mais de quatro mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.

Interatividade com o Público e o Projeto “Turma do Fabinho”

cortada 12

Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir no estande da FAB, que contou com o apoio de militares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV). Além disso, uma atração a parte foi o projeto “Turma do Fabinho”, que distribuiu desenhos e gibis para as crianças presentes.

Esquadrilha da Fumaça: Inspiração e Trajetória

A Esquadrilha da Fumaça, o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, continua a inspirar novas gerações. Com 71 anos de história, sua principal missão é difundir em âmbito nacional e internacional a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. Como o pequeno Nicolas, de 8 anos, que declarou que estudava para ser piloto por causa da Esquadrilha da Fumaça.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).