Fernando Frazão/Agência Brasil

Relatório do Instituto Fogo Cruzado revela que, em fevereiro deste ano, ocorreram 11 disputas armadas entre facções de milícias e tráfico no Grande Rio, sendo quatro delas em Campinho, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. O relatório ainda destaca que a região está em disputa há mais de seis meses, especialmente no Morro do Fubá, e que as escolas de samba União de Vaz Lobo e Urubu Samba desistiram de desfilar por causa dos tiroteios nos arredores da Nova Intendente. Além disso, houve aumento na desigualdade, uma vez que a população de áreas mais afetadas pela violência armada têm menos direitos garantidos, como a liberdade de desfilar nas agremiações de carnaval.

O relatório aponta que os dados apurados são importantes para o planejamento de políticas públicas eficazes que possam trazer segurança à população. Por exemplo, o Mapa Histórico dos Grupos Armados do Instituto Fogo Cruzado pode servir de base para projetos que visem conter os avanços dos grupos armados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Sem esses dados, qualquer operação policial não terá efeito prático.

Em fevereiro, ocorreram 243 tiroteios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com queda de 14% nos registros em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, o número de mortos aumentou 11% e o de feridos cresceu 42%. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, houve aumento de 6% nos tiroteios em geral, de 32% nos tiroteios ocorridos durante ações/operações policiais, de 7% nos mortos e de 62% no número de feridos em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diante desses dados alarmantes, é necessário que as autoridades públicas desenvolvam políticas públicas eficazes para combater a violência armada e garantir a segurança da população. A cooperação entre instituições, como o Instituto Fogo Cruzado e a Universidade Federal Fluminense, pode contribuir para esse processo, fornecendo dados que orientem ações mais eficazes.