Farol Santander SP celebra 150 anos de Santos Dumont com exposição inédita

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O céu de São Paulo ganha uma estrela a mais com a inauguração da exposição “Santos Dumont – O poeta inventor”. Nesta quinta-feira (13/07), o Farol Santander, em parceria com o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) e a Fundação Santos Dumont, lançou uma exibição única em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
Uma viagem no tempo através da exposição
Dentre os tesouros do acervo, os visitantes podem admirar objetos pessoais, itens históricos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, projetos de balões e dirigíveis em escala. A exposição também ostenta réplicas em tamanho real de aeronaves notáveis como o Demoiselle e o 14-Bis. Esta última, construída por Alan José Calassa, encontra-se suspensa no teto do andar térreo, proporcionando uma visão única para apreciação dos visitantes.
O homem por trás das invenções: a essência de Santos Dumont
Ceres Storchi, a curadora da exposição, falou sobre a visão por trás da montagem. “Quando recebemos este convite para planejar a mostra, pensamos como Santos Dumont gostaria de ser representado se ele estivesse aqui hoje. Assim, priorizamos mostrar o desenvolvimento de seus projetos, estudos e trabalhos que possibilitaram os avanços científicos e mecânicos do setor aeronáutico. Contudo, também fazemos questão de mostrar o homem que ele era, sua personalidade e sua história”, compartilhou.
A celebração de uma trajetória extraordinária
Na inauguração, estiveram presentes os diretores do Banco Santander, membros da Fundação Santos Dumont, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, entre outros Oficiais-Generais da FAB e convidados. Durante a abertura da exposição, o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, proferiu um discurso que reverenciava o legado de Santos Dumont. “A Força Aérea, em 2023, reverencia o mais ilustre dos brasileiros, com especial distinção, pois o Pai da Aviação verdadeiramente nos deu asas para alçar voos alvissareiros rumo ao domínio do ar”, declarou.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395