Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília (DF) neste sábado (11) levando cerca de cinco toneladas de alimentos, medicamentos, painéis solares e purificadores de água doados ao Haiti, país que foi atingido por um terremoto e um ciclone tropical no último mês.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A viagem integrou a Missão Humanitária Multidisciplinar acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo os Ministérios: da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional, levando no último mês mais de 10 toneladas de insumos médicos e equipamentos ao país.i219139562509863

 “O Brasil tem um histórico de colaboração com o Haiti e continua mantendo o padrão de atendimento de qualidade, estreitando cada vez mais os laços. Depois do terremoto, toda a infraestrutura do país ficou muito comprometida, mas o nosso pessoal fez um trabalho excepcional durante o período em que esteve aqui” ressaltou o Embaixador do Brasil no Haiti, Marcelo Baumbach.

Além de levar as doações, o KC-390 trouxe de volta ao Brasil os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública que estavam ajudando no país. “A gente veio preparado para qualquer tipo de apoio, mas quando chegamos aqui vimos que nossa ajuda foi muito importante para poder diminuir o sofrimento da população”, destacou comandante do efetivo da missão, o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas.i219139545702077

A missão humanitária brasileira atuou na cidade de Les Cayes, a 200 quilômetros da capital Porto Príncipe. O Coordenador-Geral da Missão Humanitária, Armin Braun, do Ministério da Integração Nacional, explica que a equipe trabalhou de forma conjunta com enviados de outros países, como EUA, México, Argentina e Canadá.  “Prestamos um trabalho de assistência, ajudando na construção de abrigos, distribuição de insumos, avaliação de construções e atendimento médico. Também treinamos os haitianos para utilizar os purificadores de água que trouxemos e que foram doados ao país”, disse o coordenador. i219139545606587

O capitão aviador João Victor Gomes Montefusco, um dos pilotos do KC-390, ressaltou o orgulho de participar da missão e a importância da aeronave para o sucesso da operação. “Tenho muito orgulho em fazer parte da Força Aérea Brasileira, e poder cumprir com sucesso a missão, pilotando o KC-390 que foi fundamental para transportar em segurança toda a equipe que contribuiu para melhorar um pouco as condições da população do Haiti”, finalizou.

Texto e Fotos: Tenente Antonio Gonçalves / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial: Israel Barros / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).