Google News

A aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), Esquadrão Gordo, cumpriu nos dias 8 e 10 de janeiro, missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Na sexta-feira (8), o avião decolou da Ala 9, em Belém, às 18h20 (horário de Brasília), e pousou na Ala 8, em Manaus, às 20h55. No domingo (10), decolou às 12h55 e pousou às 15h30, realizando o mesmo percurso. Foram transportadas 24,5 toneladas de cilindros de oxigênio. Os equipamentos serão utilizados em hospitais de Manaus, no atendimento de pacientes da COVID-19.

O Comandante da aeronave FAB 2476, Capitão Aviador Rodrigo dos Santos Roeles, comenta a atuação na missão. “A demanda é grande para atender às necessidades dos hospitais em Manaus e, participar desta missão nos deixa felizes por ajudar nossos compatriotas, levando condições e estrutura para atendimento no combate à COVID”, destaca.

blankOperação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, higienização de lugares públicos, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Soldado Karlos/Ala 9

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui