blank

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou hoje na Base Aérea do Galeão (BAGL), a cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-30, modelo A330-200, que será batizado como FAB 2901. O avião é o primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de suprir carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

Antes de chegar ao Brasil, a aeronave passou, na Irlanda, por um processo de substituição de pintura para a tradicional cor cinza da FAB. De lá, seguiu para os Estados Unidos, onde foi feito o recebimento contratual e realizada uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Equipe do Esquadrão Corsário

O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário. Este será o maior vetor já operado pela FAB e permitirá a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas.

blank
Batismo de Boas Vindas da RioGaleão
blank
Momento do Batismo da Aeronave

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabina comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir outras missões. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, por exemplo, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Em julho, militares da FAB que irão operar a aeronave, iniciaram um curso de formação operacional na Universidade Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A segunda aeronave tem previsão de entrega para outubro desse ano.