FAB REALIZA EVACUAÇÃO AEROMÉDICA DE CRIANÇA EM VENTILAÇÃO MECÂNICA

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Demonstrando sua constante prontidão e capacidade de resposta, o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma evacuação aeromédica crucial no contexto da Operação Taquari 2.
Prontidão do Esquadrão Pelicano
O Esquadrão Pelicano mantém um estado de alerta permanente, preparado para cumprir missões de busca e resgate em qualquer localidade. Desta vez, a missão envolveu o transporte de uma criança de dois anos em ventilação mecânica de San’tana do Livramento (RS), na fronteira com o Uruguai, para um hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Lajeado (RS).
Evacuação Aeromédica
Acionados a partir da Base Aérea de Canoas (BACO), os membros do Esquadrão configuraram o helicóptero H-60L Black Hawk da FAB para atuar como UTI Pediátrica, equipado com materiais hospitalares e uma equipe de especialistas, incluindo intensivistas, médicos e enfermeiros. “Nessa EVAM vamos transportar uma criança de dois anos, com quadro de infecção abdominal grave decorrente de apendicite aguda perfurada. Ela foi operada no dia 02/06 e desde então está em ventilação mecânica, por isso ficará sedada, com necessidade de droga vasoativa, para manter perfusão adequada durante o voo”, explicou o Coordenador da equipe médica da FAB, Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres.
Missão de Sucesso
A missão exemplifica o compromisso da Força Aérea Brasileira em estar sempre presente onde o Brasil precisa, proporcionando suporte vital e rápido atendimento em situações de emergência. A operação bem-sucedida do Esquadrão Pelicano não apenas salvou uma vida jovem, mas também reforçou a importância e a eficácia das operações aeromédicas realizadas pela FAB.
OPERAÇÕES NOTURNAS ELEVAM CAPACIDADES DA FAB COM TREINAMENTO INTENSIVO EM AERONAVE H-60L BLACK HAWK
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395