A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (31/03), a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz aos Tenentes-Brigadeiros do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e Ricardo Augusto Fonseca Neubert. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença dos Oficiais-Generais do Alto-Comando e Oficiais-Generais da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou os Oficiais-Generais pela mais alta distinção da Aeronáutica, ratificando a responsabilidade que ela traz e evidenciando que o Comando da Aeronáutica e o País contam com o melhor de suas capacidades de gestão e liderança em duas áreas de extrema sensibilidade: o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Secretária de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). “Independente dos naturais óbices que surgirem, mantenham-se focados nos objetivos; lembrem-se das palavras de Darwin, que já dizia… ‘não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta às mudanças’, principalmente no cenário dinâmico que vivenciamos na FAB e no Brasil”, ressaltou.

i2233114310901223

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, ao receber a medalha e a condecoração, relembrou os 42 anos de serviço prestado à Força Aérea. “É uma alegria muito grande chegar ao último posto da carreira. É praticamente uma vida dedicada à Força Aérea Brasileira e atingir ao último posto significa que tudo aquilo que foi feito até agora, valeu à pena e valerá muito mais depois de hoje, com a possibilidade de poder contribuir, no mais alto grau de decisão da FAB para que a Instituição continue a cumprir a sua missão Constitucional, mas principalmente continue a contribuir para o crescimento do nosso País e, dessa forma da nossa sociedade”, declarou.

i2233114320602950

Já o Tenente-Brigadeiro Neubert, atual Secretário da SEFA, destacou a sua conquista como um momento único.” É um período muito sublime, porque passa um filme em nossa cabeça desde o ingresso, em Barbacena, na década de 80. E, após 42 anos, chegar ao último posto é algo inimaginável. Eu desejei e almejei, mas se não tivesse a vontade e o querer, seria muito difícil alcançar. Com esse reconhecimento, que veio de uma escolha do Alto-Comando da Força Aérea, vem junto uma responsabilidade muito grande, que é a de conduzir a Força Aérea em prol da sociedade brasileira”, pontuou.

OMA

i2233114283009299

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

Fotos: Suboficial Manfrim / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).