FAB e Embraer ampliam capacidade do C-390 Millennium em Patrulhamento Marítimo

Foto: Embraer/Divulgação
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Robustez, flexibilidade e tecnologia de ponta são as marcas do C-390 Millennium. Com o novo acordo entre Embraer e FAB, anunciado na Mostra BID, a aeronave se prepara para expandir sua atuação em missões de Patrulhamento Marítimo, mostrando o poder da engenharia nacional no cenário global.

Capacidades do C-390 Millennium em missões especiais

Foto: Embraer/Divulgação

O C-390 Millennium é reconhecido por sua versatilidade e desempenho superior em operações militares e humanitárias. Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, sistemas de comunicação avançados e autoproteção de última geração, a aeronave já é amplamente utilizada para transporte logístico, evacuação médica e lançamento de tropas e cargas. A nova adaptação para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em Patrulhamento Marítimo, amplia ainda mais sua flexibilidade operacional.

Essas missões exigem recursos sofisticados, como radares de alta precisão e sistemas de monitoramento em tempo real, que estão sendo integrados à plataforma. Para a FAB, essa evolução é um passo estratégico, pois fortalece a capacidade de proteger as águas territoriais brasileiras e monitorar atividades de interesse nacional, como pesca ilegal e tráfico marítimo.

Além disso, a incorporação de tecnologias avançadas ao C-390 também promete ganhos significativos para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O continente gelado é um ambiente desafiador, onde a segurança das operações logísticas e científicas é uma prioridade. Com os novos radares e sistemas de monitoramento em tempo real, a aeronave poderá garantir uma vigilância constante e mais eficiente das atividades realizadas na região, contribuindo para a proteção de ativos e pesquisadores brasileiros. A capacidade de monitoramento avançado se torna essencial para suportar a logística de transporte de pessoal, equipamentos e suprimentos para as estações de pesquisa, além de fornecer informações críticas sobre condições climáticas e possíveis ameaças no ambiente gelado.

A parceria entre Embraer e FAB: inovação e estratégia

Foto: Embraer/Divulgação

O acordo firmado entre Embraer e FAB reflete décadas de cooperação bem-sucedida. A Embraer, com sua expertise em engenharia aeronáutica, tem sido um pilar no fortalecimento da Base Industrial de Defesa Brasileira, enquanto a FAB fornece insights operacionais essenciais para o desenvolvimento de tecnologias que atendem a necessidades reais.

Durante a Mostra BID, o evento de defesa e segurança mais importante do Brasil, a assinatura do acordo destacou o compromisso de ambas as instituições em garantir que o C-390 Millennium continue sendo uma referência global. Segundo o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, a adaptação da aeronave é um reflexo de seu potencial para atender às demandas presentes e futuras da defesa nacional.

Projeção internacional do C-390 Millennium

Além de seu impacto na defesa brasileira, o C-390 Millennium se consolidou como um produto de exportação estratégico. Países como Hungria, Áustria, Coreia do Sul e Portugal já adquiriram o modelo, atraídos por suas capacidades e confiabilidade. Com mais de 15.000 horas de voo acumuladas globalmente, a aeronave apresenta taxas de prontidão para missão de 93% e conclusão de 99%, números que evidenciam sua eficiência.

A incorporação de novas funcionalidades, como as que estão sendo estudadas para o Patrulhamento Marítimo, não apenas fortalece a posição da aeronave no mercado internacional, mas também reafirma o Brasil como um líder na indústria de defesa. Essa evolução reflete o potencial de inovação da Embraer, que continua a elevar os padrões de qualidade e tecnologia na aviação militar.

Com a assinatura deste acordo, o C-390 Millennium dá um passo significativo para se tornar uma solução ainda mais completa e robusta, pronta para enfrentar os desafios do século XXI em defesa e segurança.

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Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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