FAB atinge 350 horas de voo em apoio ao estado do Amazonas na Operação COVID-19

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriram, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), missões de apoio à Operação COVID-19. Foram transportados pacientes, tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio e equipamentos para o combate ao novo Coronavírus.

Um KC-390 Millennium carregou na madrugada desta quarta (20), em Brasília (DF), com dez tanques de oxigênio líquido. A aeronave decolou da capital federal à 1h10 (horário de Brasília) e pousou em Manaus (AM), às 3h30. Ainda durante a madrugada, um C-130 decolou do Rio de Janeiro (RJ), à 1h15, e pousou em Manaus (AM), às 6h05. A carga transportada foi de materiais hospitalares, gerador de energia, medicamentos, usina de oxigênio e cilindros de oxigênio. Já o C-105 Amazonas decolou de Belém (PA), às 7h05, e pousou em Manaus (AM), às 10h15, transportando respiradores e monitores.

O Comandante do C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Hugo Leonardo Oliveira Vaz, comentou sobre o cumprimento da missão. “É muito gratificante colocar em prática todo o nosso treinamento em um momento de dificuldade para o povo brasileiro. Atuar no combate à pandemia é um marco na carreira de todos os tripulantes. Continuaremos incansavelmente enquanto for necessário”, destaca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a terça-feira (19), um C-99 decolou, às 19 horas, de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), transportando 16 pacientes. Um C-105 decolou de Parintins (AM) e pousou às 9h40, em Belém (PA), com quatro pacientes, mais equipes de saúde. Mais um C-130 carregou em Brasília (DF), às 10h30, sete tanques de oxigênio líquido e transportou até Manaus (AM), pousando às 13h35.

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde. As informações são da Força Aérea Brasileira.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui