FAB atinge 350 horas de voo em apoio ao estado do Amazonas na Operação COVID-19

blank

Google News

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriram, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), missões de apoio à Operação COVID-19. Foram transportados pacientes, tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio e equipamentos para o combate ao novo Coronavírus.

Um KC-390 Millennium carregou na madrugada desta quarta (20), em Brasília (DF), com dez tanques de oxigênio líquido. A aeronave decolou da capital federal à 1h10 (horário de Brasília) e pousou em Manaus (AM), às 3h30. Ainda durante a madrugada, um C-130 decolou do Rio de Janeiro (RJ), à 1h15, e pousou em Manaus (AM), às 6h05. A carga transportada foi de materiais hospitalares, gerador de energia, medicamentos, usina de oxigênio e cilindros de oxigênio. Já o C-105 Amazonas decolou de Belém (PA), às 7h05, e pousou em Manaus (AM), às 10h15, transportando respiradores e monitores.

O Comandante do C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Hugo Leonardo Oliveira Vaz, comentou sobre o cumprimento da missão. “É muito gratificante colocar em prática todo o nosso treinamento em um momento de dificuldade para o povo brasileiro. Atuar no combate à pandemia é um marco na carreira de todos os tripulantes. Continuaremos incansavelmente enquanto for necessário”, destaca.

Durante a terça-feira (19), um C-99 decolou, às 19 horas, de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), transportando 16 pacientes. Um C-105 decolou de Parintins (AM) e pousou às 9h40, em Belém (PA), com quatro pacientes, mais equipes de saúde. Mais um C-130 carregou em Brasília (DF), às 10h30, sete tanques de oxigênio líquido e transportou até Manaus (AM), pousando às 13h35.

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde. As informações são da Força Aérea Brasileira.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui