Teve início, nesta sexta-feira (02), em Brasília (DF), a “Exposição da Independência”, com atrações culturais para adultos e crianças. A mostra faz parte da programação da Semana da Pátria, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A exposição acontece no Parque da Cidade (Sarah Kubitschek), até domingo (4), de 9h às 17h.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Hamilton Garcia (19 de 33).jpg

O público tem a oportunidade de conhecer os meios operativos das Forças Armadas e das entidades de segurança pública. Participam a Força Nacional, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e as Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, além do Departamento de Trânsito (Detran) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante os três dias de evento, haverá apresentações das Bandas de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, do CBMDF e do Exército.

Hamilton Garcia (15 de 52).jpg

No estande da Marinha, as atividades incluem informações sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz e exposição de maquetes do Submarino Álvaro Alberto, da Fragata Tamandaré e da Corveta Inhaúma. Além da visitação aos meios do Batalhão de Viaturas Anfíbias. Já as principais atrações do Exército são equipamentos de emprego militar das tropas de Forças Especiais, a Viatura Blindada de Transporte de Tropa Guarani e armamentos de artilharia, com destaque para o Sistema Astros e para a exposição de Cavalos Bretões da Bateria de Cerimonial Caiena.

Hamilton Garcia (33 de 33).jpg

A programação da Aeronáutica traz a réplica em tamanho real do mais novo avião de caça, o F-39 Gripen. Também oficinas recreativas para público infantil e palestras sobre as principais atividades da Força Aérea Brasileira. O Gripen, assim como os demais veículos militares, está aberto à visitação do público, que pode conferir, de perto, instrumentos e funcionalidades.

Hamilton Garcia (1 de 33).jpg

Moradora de Planaltina, Karina Alanes trouxe o filho Miguel, de 2 anos, para ver a exposição. Ambos participam, pela primeira vez, dos eventos promovidos durante a Semana da Pátria. Para ela, a mostra é um bom incentivo para que a população conheça o trabalho das Forças Armadas. “Estou achando incrível. É um incentivo que eles dão para a gente conhecer. Eu não fazia ideia de que os veículos eram assim tão grandes. O Astros, mesmo, é lindo! E estou aqui tentando aprender mais um pouquinho”, contou.

Já a professora aposentada Nina Rosa, de 72 anos, afirmou que tem o hábito de participar das comemorações cívicas e fez questão de presenciar a abertura do evento. “Como uma simples cidadã e professora, eu sempre ensinei o que aprendi dos meus pais: sermos nacionalistas, amar a nossa Pátria. O evento está superorganizado, o pessoal é educado. Eu, que até um tempo atrás, estava sem poder andar, vim, hoje e me sinto abençoada”, disse.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Hamilton Garcia

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).