Em comemoração à Independência do Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 4 de setembro, da Semana da Pátria, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), trazendo para a Capital Federal, uma réplica, em tamanho real – feita de fibra de vidro, madeira e metal – da aeronave de caça F-39 Gripen.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os visitantes poderão conhecer todos os detalhes da aeronave Gripen. Além disso, um estande foi montado no local e, lá, os visitantes saberão um pouco mais sobre as técnicas de sobrevivência e controle de tráfego aéreo.

i229218184706862

No primeiro dia de evento, a exposição da réplica do Gripen atraiu olhares de todos os presentes, em especial das crianças, como as pequenas Julia – de 6 anos – e Giovana – de 8 anos – que, ao entrarem na cabine da aeronave, não esconderam a felicidade. “Eu adorei conhecer esse ‘avião’. Quando crescer, quero ser militar como vocês”, disse Giovana. Elas também aproveitaram o espaço kids do estande, onde puderam desenhar, pintar e montar aviões de papel.

Entre os visitantes, estava o Policial Civil do Distrito Federal Alexandre Ribeiro, que declarou ser um entusiasta da aviação e parabenizou a Força Aérea pela ação que estão realizando. “Meu pai era militar e eu cresci neste meio. É muito bom ver o trabalho desenvolvido pela Força e saber que ele está sempre em evolução”, destacou.

i229218190902556Alunos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) também estiveram presentes no estande da FAB e ficaram felizes por poder ver, tão de perto, uma aeronave da Força Aérea, o que despertou em todos a curiosidade de saber como é o trabalho realizado pelos militares e também o desejo de ser um piloto.

Responsável por explicar aos visitantes sobre a aeronave Gripen, a Tenente Aviadora Dativa Vitória da Silva relatou que a participação na exposição é extremamente gratificante, uma vez que é um momento em que a sociedade pode estar mais próxima da Força Aérea e também de uma aeronave extremamente moderna que é operada pela FAB. “É muito prazeroso poder ver o brilho nos olhos de uma criança ao ter a oportunidade de entrar na aeronave de caça e poder conhecer e vivenciar a vida de um piloto da Força Aérea Brasileira”, conclui.

i229218182905602Semana da pátria

A Semana da Pátria é um evento idealizado pelo Ministério da Defesa em conjunto com as Forças Armadas do Brasil e demais Forças Auxiliares do Distrito Federal, em comemoração a Independência do Brasil. Neste ano, celebra-se o Bicentenário da Independência, momento de muito orgulho para todos os brasileiros.

Fotos: Sargento P. Silva/ Cecomsaer.

Vídeo: Sargento Mônica/ Cecomsaer.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).