Rio de Janeiro (RJ) – No período de 3 a 14 de outubro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Proteção de Civis (United Nations Protection of Civilians Course – UN PoC), desenvolvido inteiramente no idioma inglês, com a participação de cinquenta e quatro futuros capacetes azuis, entre militares brasileiros e estrangeiros, oriundos de seis países, além de policiais militares de quatro estados brasileiros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na primeira semana, foram ministradas as instruções obrigatórias dos módulos de treinamento pré-desdobramento exigidos pela Organização das Nações Unidas (CPTM, sigla em inglês), levando, de forma gradual, ao aprofundamento do conhecimento na semana seguinte, quando ocorreram as instruções do módulo específico acerca do tema Proteção de Civis em Operações de Paz (STM, sigla em inglês).

A segunda semana do Estágio contou com a presença do representante do Serviço de Treinamento Integrado do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (ITS/DPO, em inglês), Major Omar Habib, de Bangladesh, que realizou o acompanhamento das atividades, a fim de conferir ao CCOPAB o Certificado de Reconhecimento de Treinamento pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cabe ressaltar que, desde a sua criação, o CCOPAB já recebeu cinco Certificados de Reconhecimento pela ONU, ratificando a reputação do Centro Sergio Vieira de Mello como referência internacional em sua área de atuação.

No dia 14 de outubro, ocorreu a Cerimônia de encerramento do Estágio e entrega de certificados, com a presença do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Flavio Alvarenga Filho.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).