Na tarde do dia 24 de janeiro, duas balsas e um empurrador partiram do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), com destino a Humaitá (AM), transportando suprimentos de Manaus (AM). As embarcações integram o Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico, realizado semestralmente por meio da logística que integra os modais terrestre e fluvial, como forma de adestrar a tropa para realização de manobras militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O empurrador e as duas balsas compõem um módulo logístico que realizará o transporte por 30 dias. Estão sendo transportados 15 contêineres, um veículo (caminhão de transporte de carga tipo Sidelifter) e diversos materiais das Classes II, V e VIII, num total de 90 toneladas, que auxiliarão no aumento da capacidade operativa das frações destacadas na fronteira. O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, acompanhou a desatracação do módulo logístico.

Plano Geral de Transportes
A partir do ano de 2022, o PGT será realizado de forma inédita na cidade de Humaitá, o que possibilitará a otimização de recursos. O Porto Passarão será o local de atracagem. Será permitido o transbordo dos contêineres com materiais advindos das cidades do Rio de Janeiro (modal terrestre) e de Manaus (modal fluvial).

Fonte: CECMA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).