No dia 13 de março, o Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Nordeste e seus Grandes Comandos subordinados, participou das comemorações do Bicentenário da Batalha do Jenipapo em Campo Maior (PI). A celebração ocorreu no monumento aos “Heróis do Jenipapo”, em memória do embate que aconteceu em 1823 e teve papel fundamental na consolidação da Independência do Brasil.

O General de Exército Richard, Comandante Militar do Nordeste, esteve presente nas celebrações e recebeu a comenda “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”. Além dele, o General de Divisão Allão, Comandante da 10ª Região Militar, e o General de Brigada Bernardes, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, também representaram o Exército, juntamente com outras autoridades civis e militares.

A Batalha do Jenipapo foi marcada pelo confronto entre remanescentes do Exército Português e patriotas piauienses, que enfrentaram um inimigo em superioridade numérica e bélica com facões e foices. Cerca de 200 patriotas morreram na luta, contribuindo para a liberdade do Brasil nos seus primeiros meses de independência.

No mesmo dia, o Comandante Militar do Nordeste se despediu dos militares da Guarnição de Teresina, pois foi movimentado para chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Uma reunião foi realizada no 2º Batalhão de Engenharia e Construção, com a presença de oficiais e praças das organizações militares que servem na capital piauiense.

blank

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).