Pela primeira vez na história, o Exército Brasileiro marcou sua presença no exercício Bright Star, um renomado treinamento conjunto que reúne 34 nações sob a batuta dos Estados Unidos e do Egito. Realizado entre os dias 31 de agosto e 14 de setembro, no solo egípcio, o objetivo principal desse exercício é aprimorar a capacidade de resposta das forças armadas de diferentes países. Juntos, eles se preparam para atuar em cenários de defesa e segurança no Oriente Médio e Norte da África.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

História e Propósito do Bright Star

imagem 2023 09 23 051755898

Desde 1981, o treinamento Bright Star ocorre a cada dois anos, servindo como um palco para forças militares de diferentes países praticarem a cooperação combinada. Os cenários abordados são diversos, desde operações humanitárias até missões de combate em ambientes desafiadores. Através desses exercícios, as nações participantes têm a oportunidade de aprimorar a capacidade de trabalhar em conjunto, desenvolver táticas comuns e trocar conhecimentos e experiências valiosas.

Atividades de 2023: Um Panorama

imagem 2023 09 23 051545307

Este ano, o treinamento começou com foco no tiro de armas combinadas. As atividades subsequentes incluíram operações militares em terreno urbano, exercícios de defesa química, biológica, radiológica e nuclear, operações anfíbias, ações de segurança cibernética e técnicas contra dispositivos explosivos improvisados. O ápice do exercício foi uma grande operação que simulou um assalto contra uma região ocupada por terroristas, envolvendo desembarque anfíbio e assalto coordenado de tropas blindadas, com suporte de fogos aéreos e de artilharia. Além disso, um Exercício de Simulação Virtual focado em processos de tomada de decisão militar também foi realizado.

A Participação Brasileira

imagem 2023 09 23 051734923

Dentre as 34 nações envolvidas, 19 enviaram tropas e equipamentos militares, enquanto 15 enviaram observadores militares. Em 2023, o Brasil foi convidado pelo Ministério da Defesa do Egito a enviar observadores ao Treinamento Conjunto Bright Star. Representando o Brasil, o Coronel Mario de Carvalho Neto, Adido de Defesa, Naval e Exército do Brasil junto à República Árabe do Egito, atuou como observador. Ele destacou a importância de o Brasil enviar tropas para a próxima edição em 2025, ressaltando que tais exercícios podem colaborar com a atualização do sistema de Doutrina Militar Terrestre e aprimorar as capacidades do Exército Brasileiro. A participação ativa do Brasil no Exercício Bright Star reforça a projeção do Exército Brasileiro no cenário internacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).