Com o objetivo de manter a prontidão das Forças Armadas Brasileiras para participar em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o Exercício Técnico Arcanjo. O exercício, iniciado em maio e concluído no dia 29 de junho, foi conduzido por meio do Estágio de Preparo de Tropa de Infantaria para Missão de Paz (EPTIMP) em Manaus, Amazonas.
Habilidades Aperfeiçoadas Durante o Exercício
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Durante o treinamento, a Tropa de Infantaria da Aeronáutica pôde aprimorar diversas Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) empregados em suas operações. Entre essas habilidades, encontram-se o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, a condução de Posto de Segurança Estático, a realização de Posto de Bloqueio e Controle de Vias, a prática de Escolta Motorizada, técnicas de Abordagem e Revista Pessoal e Veicular, o Policiamento Ostensivo, Operações de Controle de Distúrbios e a Defesa Pessoal.
A Participação de Aeronaves Durante o Treinamento
O Exercício Arcanjo também contou com o apoio das aeronaves C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) – Esquadrão Arara; e H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia. Na oportunidade, os militares foram adestrados em técnicas de embarque, de desembarque e de proteção das aeronaves, bem como foram instruídos sobre o Manual de Unidade Aérea Militar da ONU e sobre as principais ameaças enfrentadas pelas aeronaves desdobradas em territórios hostis.
A Simulação de Missão de Paz
O Exercício Prático Final inseriu os militares em um cenário que simulava uma Missão de Paz da ONU. Foi requerido dos participantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos para solucionar problemas simulados. Na ocasião, os Comandantes de Fração de Tropa foram responsáveis por planejar a segurança de uma Base de Apoio Temporária, conduzir patrulhamento a pé, buscar por artefatos explosivos, realizar escoltas de pessoal e suprimentos e oferecer assistência humanitária para mulheres e crianças. Todas estas ações foram realizadas com o objetivo de manter um ambiente seguro e estável e proteger os civis do local fictício.
Segundo o Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (SPOT/COMPREP), a FAB busca constantemente aprimorar e manter o preparo da tropa para o cumprimento dessas missões. O Exercício Arcanjo, que contou com a participação de 44 militares dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) de Manaus e de Belém, é uma demonstração do compromisso contínuo do Brasil com a paz mundial.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395