Com o objetivo de manter a prontidão das Forças Armadas Brasileiras para participar em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o Exercício Técnico Arcanjo. O exercício, iniciado em maio e concluído no dia 29 de junho, foi conduzido por meio do Estágio de Preparo de Tropa de Infantaria para Missão de Paz (EPTIMP) em Manaus, Amazonas.

Habilidades Aperfeiçoadas Durante o Exercício

c2ef1a5b 53ac 4600 96e6 dbb0ef876038

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o treinamento, a Tropa de Infantaria da Aeronáutica pôde aprimorar diversas Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) empregados em suas operações. Entre essas habilidades, encontram-se o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, a condução de Posto de Segurança Estático, a realização de Posto de Bloqueio e Controle de Vias, a prática de Escolta Motorizada, técnicas de Abordagem e Revista Pessoal e Veicular, o Policiamento Ostensivo, Operações de Controle de Distúrbios e a Defesa Pessoal.

A Participação de Aeronaves Durante o Treinamento

EXTEC

O Exercício Arcanjo também contou com o apoio das aeronaves C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) – Esquadrão Arara; e H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia. Na oportunidade, os militares foram adestrados em técnicas de embarque, de desembarque e de proteção das aeronaves, bem como foram instruídos sobre o Manual de Unidade Aérea Militar da ONU e sobre as principais ameaças enfrentadas pelas aeronaves desdobradas em territórios hostis.

A Simulação de Missão de Paz

294d4603 05f2 4120 9bee 60b211679782

O Exercício Prático Final inseriu os militares em um cenário que simulava uma Missão de Paz da ONU. Foi requerido dos participantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos para solucionar problemas simulados. Na ocasião, os Comandantes de Fração de Tropa foram responsáveis por planejar a segurança de uma Base de Apoio Temporária, conduzir patrulhamento a pé, buscar por artefatos explosivos, realizar escoltas de pessoal e suprimentos e oferecer assistência humanitária para mulheres e crianças. Todas estas ações foram realizadas com o objetivo de manter um ambiente seguro e estável e proteger os civis do local fictício.

Segundo o Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (SPOT/COMPREP), a FAB busca constantemente aprimorar e manter o preparo da tropa para o cumprimento dessas missões. O Exercício Arcanjo, que contou com a participação de 44 militares dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) de Manaus e de Belém, é uma demonstração do compromisso contínuo do Brasil com a paz mundial.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).