A VIII Reunião de Conversações entre os Estados-Maiores da Força Aérea Brasileira e da Força Aérea do Peru (VIII REMFA Brasil-Peru) foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília (DF). Na oportunidade, foram formalizadas propostas de atividades de cooperação a serem desenvolvidas nos anos de 2022 e 2023 entre as duas Instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Peruana, Tenente-General Alfonso Javier Artadi Saletti, e comitiva, discutiram sobre atividades que têm o propósito de compartilhar experiências operacionais e conhecimentos técnico-profissionais entre as duas Forças Aéreas.

i2191517170802918A comitiva, por ocasião da REMFA, também conheceu as instalações do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), e também do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). As visitas objetivaram estreitar os laços de amizade e fortalecer o espírito de cooperação bilateral.

Fizeram parte da comitiva peruana o Chefe da Seção de Assuntos Internacionais, Coronel Aviador Mario Antonio Montalvo; o Adido de Defesa do Peru no Brasil, Coronel Aviador Hugo Hector Zuzunaga Oblitas; e o Oficial Assistente, Comandante Marco Antonio García Ostolaza. Representando a Força Aérea Brasileira (FAB), participaram do REMFA o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Junior; o Chefe da CooperaçãoMilitar Internacional, Coronel Aviador Jorge Maurício Nascimento Autonamo; dentre outras autoridades.


i2191517190506439

Na ocasião, o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, destacou a relação bilateral entre as duas nações. “Isto demonstra o interesse dos nossos países e de nossas Forças Aéreas na busca de oportunidades de cooperação para as nossas parcerias”, disse. O Oficial-General falou, ainda, sobre o incremento da transparência relacionada à área de defesa. “A FAB, na sua concepção estratégica, entende que o caminho para incrementar o relacionamento com o Peru deve ser pautado na confiança mútua e na perspectiva da cooperação regional e internacional. Mais uma vez, eu gostaria de agradecer a presença de todos nesta Reunião de Conversações que fortalecerá os laços de amizades entre os dois países”, afirmou.

i2191517150703455O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Peruana (FAP), Tenente-General Alfonso Javier Artadi Saletti, reforçou que o evento foi significativo para o fortalecimento da integração entre as duas Forças Aéreas. “Esta foi uma oportunidade para reiniciarmos as conversas e estreitar o relacionamento entre os dois países amigos que têm uma relação histórica. Estas reuniões são fundamentais para manter os laços de amizade, superando a distância e o tempo”, declarou.

Ao final do segundo dia de reuniões, as autoridades firmaram o compromisso de realização de uma série de atividades a serem desenvolvidas em 2022 e 2023. Dentre elas, destacam-se ações de i2191517180504248interação dos Estados-Maiores com foco na vigilância e na presença das Forças Aéreas nas zonas fronteiriças da Região Amazônica, visando ao combate aos ilícitos transfronteiriços; bem como a realização de visitas técnicas, cursos, seminários, intercâmbios e exercícios com a participação de várias Organizações Militares das duas Forças.

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).